Programa de Acesso ao Medicamento Hospitalar (PAM-H)

Apoio Farmacêutico de Proximidade

No enquadramento do Apoio Farmacêutico de Proximidade, no contexto da COVID-19, desenvolveu-se o Programa de Acesso ao Medicamento Hospitalar (PAM-H) que possibilita o envio de medicação, cedida em regime de ambulatório hospitalar, para a farmácia de proximidade ou para o domicílio do doente. Assim, informa-se que para ativar o PAM-H:

1 – O doente ou representante legal/cuidador poderá contactar telefonicamente (tel: 21 040 58 41 Farmácia de Ambulatório) ou, preferencialmente, preencher o formulário https://bit.ly/pamh-chln, onde consta a informação:

1. Declaração de que quer ativar o PAM-H;
  2. Nome completo do doente; número interno do utente CHULN;
  3. Data em que termina a medicação;
  4. Endereço de destinatário: Domicílio ou Farmácia Comunitária designada;
  5. Contato eletrónico/telefónico para calendarização/confirmação da entrega da medicação e apoio farmacêutico de continuidade.

2 – Na prescrição interna, as prescrições deverão constar eletronicamente no sistema informático da Glintt, até à próxima consulta, de modo a permitir uma cedência mais alargada de acordo com a disponibilidade de stock;

3 – Na prescrição externa, esta deverá ser enviada, em modo digital, para apoiofarmaceutico@chln.min-saude.pt;

4 – Na dispensa presencial na Farmácia de Ambulatório do SGTF, com o objetivo de minimizar a exposição, os tempos de espera e de permanência dos utentes/cuidadores:

1. Deverá ser promovido o agendamento prévio por contacto telefónico ou eletrónico;
  2. Este procedimento deve ser realizado sempre que se verifique a primeira prescrição de um medicamento (CN Infarmed Nº005 de 07/04/2020);
  3. Em situações de levantamento presencial por outrem, que não o doente, deverá ser apresentado um documento formal de delegação de competência para o efeito. Poderá ser enviado, em modo digital, para apoiofarmaceutico@chln.min-saude.pt.

5 – Outras questões serão esclarecidas individualmente ou em apoiofarmaceutico@chln.min-saude.pt.

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E., 13 de Abril de 2020.
O Diretor do Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica João Paulo G. Lopes da Cruz