Gabinete do Cidadão
Natureza e Fins
O Gabinete do Cidadão é um serviço criado nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial 26/86, de 30 de Junho, constituindo uma manifestação concreta do direito de petição, constitucionalmente consagrado, por via do qual todos os cidadãos têm a faculdade de apresentar, junto de quaisquer autoridades, petições, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.
O Gabinete do Cidadão destina-se a receber as reclamações, sugestões e opiniões dos utentes do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, constituindo assim, simultaneamente, um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes.
Objetivos
- Melhorar o atendimento dos doentes
- Fomentar a Humanização dos Serviços
- Promover a eficácia e a qualidade
- Reforçar a acessibilidade
Atribuições
- Informar os utentes dos seus direitos e deveres
- Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços
- Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os reclamantes o não possam fazer
- Receber sugestões dos utentes
- Contribuir para a Humanização
Via de Apresentação das suas Exposições
Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua sugestão/reclamação:
CHLN/Hospital de Santa Maria
No Hospital
- Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do Centro Hospitalar, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.
- Livro de Reclamações (disponíveis na Receção Central, Centro Ambulatório, Consulta de Pediatria, Unidade de Gestão Clínica – Relatórios Clínicos, Laboratório de Química Clínica e Bacteriologia, Serviço de Recursos Humanos, Serviço de Gestão Financeira – Tesouraria, Serviço de Imagiologia, Gabinete do Cidadão e Serviços de Urgência Central, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia.)
- Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 19 recetáculos)Via PostalGabinete do Cidadão
Centro Hospitalar Lisboa Norte
Hospital de Santa Maria
Avenida Professor Egas Moniz
1649-035 LisboaPor Fax
21 780 56 04
Por E-mail
CHLN/Hospital Pulido Valente
No Hospital
- Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Utente, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do Centro Hospitalar, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.
- Livro de Reclamações (Pneumologia – Piso 4 – Edifício Rainha D. Amélia, Cirurgia Geral e Digestiva – Edifício D. Carlos I, Medicina Interna 1 – Piso 0 – Edifício D. Carlos I)
- Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 22 recetáculos)Via PostalGabinete do Cidadão
Centro Hospitalar Lisboa Norte
Hospital de Pulido Valente
Alameda das Linhas de Torres, 117
1769-001 LisboaPor Fax
21 754 80 21
Por E-mail
Horário e Local de Funcionamento
CHLN/Hospital de Santa Maria
▪ O Gabinete do Cidadão funciona todos os dias úteis das 9h00m às 16h30m, no Piso 1.
CHLN/Hospital de Pulido Valente
▪ O Gabinete do Cidadão funciona todos os dias úteis das 9h00m às 16h30m, no r/c do Edifício D. Carlos I.