Estrutura do Serviço

 

Estrutura do Serviço

 

O Serviço inclui dois sectores que se completam a nível da avaliação e gestão de riscos de natureza profissional:

A Medicina e a Enfermagem do Trabalho:

Realiza exames de saúde relacionados com a prevenção, investigação e tratamento precoce de doenças profissionais, doenças relacionadas com o trabalho, doenças agravadas pelo trabalho e de acidentes de trabalho. A medicina do trabalho é responsável pela avaliação da aptidão médica para o trabalho e promove a adaptação do trabalho às capacidades / situação de saúde do trabalhador.

A enfermagem do trabalho, além da colaboração nos exames de saúde e na educação para a saúde, é também responsável pela implementação de ações em diversos programas, de que são exemplos o programa de vacinação e a monitorização dos rastreios de exposição não protegida a agentes biológicos.

– A Segurança e Higiene do Trabalho:

Realiza o estudo e controlo das condições de trabalho e da atividade profissional que podem contribuir para a ocorrência de doenças profissionais e de acidentes de trabalho, através da metodologia de avaliação e de gestão dos riscos de natureza profissional.

O Serviço de Saúde Ocupacional estabeleceu ainda protocolos de colaboração com outros serviços do CHLN com o objetivo de contribuir para a proteção e promoção da saúde do profissional do CHLN.