Caracterização do Serviço

História do Serviço

A história da medicina intensiva no Hospital de Santa Maria, atualmente no CHULN, reproduz o desenvolvimento desta área das ciências médicas em geral. Com um modelo herdado dos anos 60-70 do século XX, dependente da criação de “unidades temáticas” diversas pulverizadas pelos diferentes serviços, foi criada em 1994 a designada “Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP)” do Hospital de Santa Maria (Responsável: Dr. Carlos França). Integrada no Serviço de Urgência, por se reconhecer a concentração geográfica de doentes graves predominantemente admitidos pela urgência hospitalar, rapidamente se viria a converter no Serviço de Medicina Intensiva em 2002 (Diretor: Dr. Carlos França). Com uma estrutura constituída por 11 camas de nível III, o Serviço de Medicina Intensiva foi assumindo a sua missão institucional de resposta assistencial transversal ao hospital. A adequação do serviço às conceções atuais sobre a prática da medicina Intensiva, próprias da evolução da ciência médica, e o reconhecimento da relativa escassez de recursos estruturais, determinou a atribuição recente de áreas funcionais adicionais ao serviço, melhorando a sua capacidade estrutural instalada. Em 2013 foi criada a Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirúrgicos (UCIP Piso 3), dotada de 11 camas, e em 2017, foi assumida a gestão da Unidade Neurocrítica (UCINC Piso 9), dotada de 9 camas. Atualmente, o Serviço de Medicina Intensiva é constituído por 3 áreas para internamento de doentes críticos (SMI UNEIC II Piso 1, SMI UNEIC I Piso 3 e SMI Unidade Neurocrítica Piso 9), com um total de 44 camas críticas holopotenciárias e uma área dedicada à doença neurocrítica.

Recursos Humanos

Médicos:

O Serviço de Medicina Intensiva tem atualmente no seu mapa de pessoal médico 11 assistentes hospitalares com a especialidade de Medicina Intensiva e 5 assistentes hospitalares com a especialidade de Medicina Interna. O seu mapa de pessoal tem revelado a dinâmica própria de um serviço com uma vertente formativa, estando atualmente em curso uma requalificação do quadro médico com o objetivo central de o adequar às necessidades funcionais e missionárias do serviço.

João Miguel Ribeiro – Assistente hospitalar graduado / especialidade de medicina intensiva

Henrique Bento – Assistente hospitalar graduado sénior / especialidade de medicina intensiva

António Alvarez – Assistente hospitalar graduado / especialidade de medicina intensiva

Isabel Moniz – Assistente hospitalar graduado / especialidade de medicina intensiva

João Santos Silva – Assistente hospitalar graduado / especialidade de medicina intensiva

João Gouveia – Assistente hospitalar graduado / especialidade de medicina intensiva

Carlos Candeias – Assistente hospitalar / especialidade de medicina intensiva

Doroteia Silva – Assistente hospitalar / especialidade de medicina intensiva

Susana Fernandes – Assistente hospitalar / especialidade de medicina intensiva

Gustavo Jesus – Assistente hospitalar / especialidade de medicina intensiva

João Nave – Assistente hospitalar / especialidade de medicina intensiva

Nuno Gaibino  – Assistente hospitalar / especialidade de medicina interna

Marta Sousa  – Assistente hospitalar / especialidade de medicina interna

Renato Costa Reis  – Assistente hospitalar / especialidade de medicina interna

Ana Rita Rodrigues  – Assistente hospitalar / especialidade de medicina interna

Daniel Gomes  – Assistente hospitalar / especialidade de medicina interna

Internos em formação específica de Medicina Intensiva: 4 médicos

Enfermeiros:

O Serviço de Medicina Intensiva tem atualmente no seu mapa de pessoal um total de 81 enfermeiros, adstritos às três áreas de internamento do serviço.

Enfermeiro-Chefe: 2 enfermeiros

Enfermeiro Responsável: 1 enfermeiro

Enfermeiros SMI UNEIC II P1 – 32

Enfermeiros SMI UNEIC I P3 – 21

Enfermeiros SMI Unidade Neurocrítica P9 – 25

Assistentes Operacionais:

O Serviço de Medicina Intensiva conta atualmente no seu mapa de pessoal com 29 profissionais, adstritos às três áreas de internamento do serviço.

Assistentes Técnicos:

O Serviço de Medicina Intensiva tem atualmente no seu mapa de pessoal 3 assistentes técnicos.