Exames

 

NIS

A Escala de Deterioração de Neuropatia (Neuropathy Impairment Scale) permite uma avaliação clínica objectiva do grau de atingimento neuropático. Foi inicialmente desenvolvida para uso na Neuropatia diabética, tendo sido posteriormente adaptada para utilização em outras neuropatias.

 

Compass 31

O COMPASS 31 (CompositeAutonomicSymptom Score) tem origem num questionário mais completo, o ASP (AutonomicSymptomProfile).
É um inquérito de auto-avaliação que permite aferir a questionar sobre sinais e sintomas de disfunção autonómica.

 

Inquéritos de qualidade de vida (QoL)

São utilizados dois inquéritos:
Norfolk QOL-DN – questionário de qualidade de vida orientado para queixas de neuropatia.
O EQ-5D – Questionário sobre qualidade de vida global.

 

EMG com velocidades de condução

A eletromiografia é um método de diagnóstico que permite avaliar problemas do sistema nervoso periférico ou musculares.
Neste exame são utilizados elétrodos de superfície, em conjunto com pequenas correntes elétricas, de forma a avaliar a capacidade das fibras nervosas de maior calibre transmitirem sinais elétricos.
Utilizam-se também elétrodos de agulha para avaliar a atividade muscular (em repouso ou durante a contração muscular).

 

Resposta Simpática Cutânea (SSR)

A resposta simpática cutânea é um teste neurofisiológico simples e rápido que representa um potencial elétrico gerado nas glândulas sudoríparas da pele.

Esta resposta pode ser provocada por diversos estímulos, sendo que o mais comum é um estímulo elétrico, e é registada com elétrodos de superfície.
Este teste permite avaliar a função das fibras nervosas de pequeno calibre (fibras C) que inervam as glândulas sudoríparas.

 

Quantitative Sudomotor Autonomic Reflex Testing (QSART)

O QSART é um teste neurofisiológico que permite quantificar a atividade sudomotora em vários pontos distintos dos membros (antebraço, perna, tornozelo e pé), num determinado período de tempo.
Esta resposta é desencadeada pela iontoforese (aplicação de uma pequena corrente elétrica) de acetilcolina, através de elétrodos superficiais colocados na pele.
Este teste permite avaliar a função das fibras nervosas de pequeno calibre (fibras C) que inervam as glândulas sudoríparas.

 

Sudoscan

O Sudoscan é um teste neurofisiológico recente que mede a resistência da pele à passagem de uma pequena corrente elétrica através um processo denominado de iontoforese reversa.
Para este teste o paciente coloca ambas as mãos e ambos os pés em placas metálicas que simultaneamente aplicam uma corrente e medem a resistência da pele. Desta forma, quanto mais humidade (suor) houver na pele, menor a resistência à passagem do sinal elétrico.
Este teste permite avaliar a função das fibras nervosas de pequeno calibre (fibras C) que inervam as glândulas sudoríparas.

 

Potenciais Evocados a Laser

Os potenciais evocados a laser utilizam um laser para aplicar um estímulo ligeiramente doloroso na pele, que vai originar uma resposta ao nível do sistema nervoso central (cérebro).
Este teste tem a vantagem de permitir estimular qualquer área da pele, permitindo avaliar a função de fibras nervosas de pequeno calibre (Fibras Aδ).

 

Quantitative sensory testing (QST)

O QST é um teste não invasivo que aplica estímulos térmicos e vibratórios na pele, permitindo calcular o limiar de sensibilidade à vibração, ao calor e ao frio.
Este teste permite avaliar a função de fibras nervosas de pequeno calibre (Fibras Aδ).

 

Ecocardiograma

O ecocardiograma permite obter informação morfológica e funcional sobre as câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas, paredes cardíacas, grossos vasos e pericárdio.
É possível assim, de modo rápido, indolor e inócuo, despistar doenças das válvulas, tamanho do coração, avaliação da função cardíaca, derrame pericárdico, anómalias congénitas, avaliação de forma indirecta de doença coronária, etc.

 

Holter

O Holter é um exame que permite o registo continuo do ritmo e da frequência cardíaca durante um período de 24 ou 48 horas , através de um registo electrocardiográfico.
Destina-se a detectar alterações do ritmo cardíaco durante a sua actividade diária normal, e a correlacionar eventuais sintomas referenciados pelo utente ( ex: palpitações, tonturas ou perda de consciência ).

 

Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial (MAPA)

O MAPA (Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial) permite o registo automático de medições da Tensão Arterial ao longo de 24 horas, à medida que o doente vai realizando as diferentes atividades ao longo dia. Deste modo, será possível relacionar as alterações nos valores registados com as várias atividades que o utente fez, assim como os sintomas por ele descritos.

 

Cintigrafia cardíaca com Iodo-123 e Cintigrafia óssea (MIBG e DPD)

O MIBG é uma cintigrafia cardíaca que permite estudar a captação de Iodo-123 pelos receptores adrenérgicos cardíacos, avaliando assim a função autonómica cardíaca.
O DPD é uma cintigrafia óssea que permite avaliar a captação de Tecnécio 99 pelo miocárdio, que ocorre se existir deposição de amilóide transtirretina no coração.

 

Prova de Esforço

A prova de esforço indica se o coração consegue obter fluxo de sangue e oxigénio suficientes quando está a trabalhar no seu máximo, durante o exercício físico. As provas de esforço são por regra realizadas em pessoas com dor no peito ou com outros sintomas que sugerem uma doença coronária, habitualmente após um exame médico e realização de um electrocardiograma (ECG). No entanto, estes exames são, por vezes, usados para outros fins, como a avaliação da eficácia de um tratamento para a doença cardíaca ou a aferição da segurança de um programa de exercício proposto.