Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica vence prémio científico em Congresso Nacional

segunda-feira, 21 novembro 2022 17:25

O Serviço de Gestão Técnico-Farmacêutica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte esteve em grande destaque na 15ª edição do Congresso Nacional da Associação Portuguesa do Farmacêuticos Hospitalares (APFH), realizado no mês de Novembro, onde ganhou o Prémio Científico Prof. Dr. Aluísio Marques Leal – Investigação e Inovação em Farmácia Clínica 2022, galardão no qual teve também uma Menção Honrosa.

João Paulo Cruz, diretor do serviço, e Cristina Ribeiro de Carvalho foram distinguidos com o primeiro lugar no Prémio Prof. Dr. Aluísio Marques Leal pelo trabalho científico  sobre a “Utilização da Ferramenta CLEO (CLinical, Economical and Organizational tool), Aplicada à Realidade Portuguesa, para Avaliação do Impacto das Intervenções Farmacêuticas em Farmácia Clínica”. “O registo, a documentação e a avaliação das intervenções farmacêuticas permite que o farmacêutico hospitalar ganhe experiência clínica e farmacoterapêutica, identifique oportunidades de melhoria, tome decisões informadas com base em dados de vida real (real world data), e informe os superiores e a gestão hospitalar das suas atividades e respetivo impacto”, explicam os autores no resumo que enquadra o trabalho (em anexo).

O serviço do CHULN recebeu ainda uma Menção Honrosa pelo trabalho “Estratégia para Melhorar a Tolerância de Formulações Orais: Calculadora Preditiva de Diluições para Diminuir Osmolalidades”, das autoras Ana Filipa Cosme da Silva e Joana Marques Marto, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Serviço de Neonatologia do CHULN.