Consulta e Hospital de Dia

Edifício Lambert Moraes - Piso 1
Dias úteis das 8:00h às 18h

O que deve trazer:

Sempre que vier a uma consulta deve trazer os seguintes documentos:

• Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade, neste caso trazer também o cartão do Serviço Nacional de Saúde; o cartão de beneficiário da Segurança Social e o cartão de Contribuinte;
  • Cartão do subsistema de que é beneficiário (se aplicável);
  • Boletim de Saúde Infantil e Boletim de Vacinas (se aplicável);
  • Exames recentes, relatórios clínicos, lista de medicamentos que lhe tenham sido prescritos (especialmente importante numa primeira consulta).

Deve comparecer nos postos de atendimento administrativo 30 minutos antes da hora marcada para a respetiva consulta, para registo da sua presença e pagamento de taxa moderadora, caso não esteja isento ou dispensado.

Consulta

Marcação de Primeira Consulta:

A marcação de uma primeira consulta de especialidade só é possível através de referência do seu médico de família ou referenciação interna (de outra especialidade médica em que é seguido, do Serviço de Urgência, do internamento), de outro Hospital ou do seu médico particular (exceto consulta do viajante).

A convocatória para a primeira consulta é feita via correios, pelo que deve ter sempre a sua morada devidamente atualizada nos registos do Centro Hospitalar Lisboa Norte e no Registo Nacional de Utentes (ou seja no seu Centro de Saúde). Em caso de dúvida, informe-se, por favor, junto da Receção Central do Hospital de Santa Maria ou do Centro de Ambulatório do Hospital Pulido Valente.

Remarcação de Primeira Consulta:

Se pretender remarcar uma primeira consulta, deve fazê-lo o mais precocemente possível, com a antecedência mínima de 5 dias antes da data marcada para a realização. Para pedir a remarcação deve contactar o Centro de Contactos do Centro Hospitalar Lisboa Norte, preferencialmente via correio eletrónico.

Hospital Santa Maria

Hospital Pulido Valente

contactcenter@ulssm.min-saude.pt

No caso de ter faltado a uma primeira consulta deve enviar, preferencialmente por correio eletrónico, uma declaração justificativa, dispondo de 7 dias seguidos, após a data da consulta, para o efeito.

Pode remarcar uma primeira consulta uma única vez, sem que a marcação implique novo pedido do seu médico assistente. Regras de remarcação de primeiras consultas de acordo com os nºs 7.18 a 7.23 do artº 1º da Portaria nº 95/2013).

Marcação de Consulta Subsequente:

As consultas seguintes são marcadas pelo seu médico do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

No caso de alguma alteração, receberá a informação, por correio ou via SMS, pelo mantenha o registo da sua morada atualizado e, sempre que possível, faculte o seu número de telemóvel.

Caso necessite de transporte em ambulância, deve solicitar a prescrição ao seu médico na consulta anterior e entregá-la no secretariado administrativo da consulta, de modo a verificar se reúne as condições para, de acordo com a legislação em vigor, ter transporte a cargo do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Remarcação de Consulta Subsequente:

Para remarcar uma consulta subsequente, deve, preferencialmente, enviar mensagem via correio eletrónico para o Centro de Contactos do Centro Hospitalar Lisboa Norte ou em alternativa entrar em contacto via telefone, de preferência até 5 dias antes da consulta.

Hospital Santa Maria

Hospital Pulido Valente

centroambulatoriohpv@ulssm.min-saude.pt

Caso tenha sido requisitado transporte (ambulância) associado à sua consulta e haja alteração da mesma, agradecemos que contacte os nossos serviços até 48 horas de antecedência, preferencialmente por correio eletrónico ou em alternativa pelo telefone 217805000, seguido da opção 4.

Hospital de Dia

O Hospital de Dia dá continuidade ao tratamento a doentes crónicos, proporcionando cuidados de saúde em ambulatório, em alternativa à hospitalização clássica, por um período normalmente não superior a 12 horas.