Ficha de Projeto | SAMA2020 | Operação nº 87 | Connecting Patient Anywhere
Designação do Projeto | Connecting Patient Anywhere
Código do Projeto | POCI-05-5762-FSE-000087
Objetivo principal | Reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente
Região de intervenção | Lisboa
Entidade beneficiária | CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO LISBOA NORTE EPE
Data de aprovação | 2018-09-25
Data de início | 2019-03-12
Data de conclusão | 2020-05-31
Custo total elegível | 2.443.798,41€
Apoio financeiro da União Europeia |1.391.743,19€
Objetivos
O objetivo desta operação é potenciar a inovação associada aos Centros de Referência e, inerentemente, a relação de proximidade do Utente com o CHULN. Prevê a criação de um Centro de Inovação com o objetivo de monitorizar, otimizar e implementar soluções de reengenharia dos processos assistenciais aplicados aos Centros de Referência. De suporte à criação e funcionamento deste Centro são propostas atividades que consistem em:
- Levantamento dos processos atuais associados aos Centros de Referência, bem como as melhorias a implementar utilizando a metodologia Design Thinking (quer ao nível da Gestão, quer da componente mais operacional dos Centros de Referência); definição de casos de uso e especificação de requisitos, especificação de protocolos de comunicação e definição de modelos de bases de dados, definição de interoperabilidade entre sistemas e prototipagem e teste do conceito do serviço;
- Definição da estratégia, processos, plano de implementação e modelo de governance e relacionamento de um centro de inovação. Inclui desde a estrutura hierárquica interna, até ao relacionamento com entidades externas (mundo académico, laboratórios para ensaios clínicos); Conceptualização / incubação de soluções, desenvolvidas para dar resposta ágil e célere às necessidades dos especialistas, para a evolução constante e procura de excelência dos Centros de Referência;
- Implementação da solução Canais Digitais de Proximidade – Promoção da proximidade entre Utentes, Centros de Referência, Médico de Família e Médicos Especialistas;
- Implementação da solução Sistema de Gestão dos Centros de Referência – registo de informação clínica específica sobre os Utentes;
- Implementação da solução Gestão Integrada de toda a Informação recolhida relativa à interação do Utente com os Centros de Referência;
- Implementação da solução Análise Preditiva de Dados;
- Segurança: Conceção Funcional – Prevenção de eventuais falhas de informação, transversal a todo o projeto, assegurando a implementação das medidas de segurança transversais a todos os sistemas em âmbito.
Principais Resultados Esperados
- Eficiência e eficácia dos cuidados de saúde prestados pelo CHULN
- Qualidade dos serviços da Administração Pública
- Melhoria da qualidade de vida e eficácia do atendimento aos Utentes.