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Ficha de Projeto | SAMA2020 | Operação nº 87 | Connecting Patient Anywhere

Designação do Projeto | Connecting Patient Anywhere

Código do Projeto | POCI-05-5762-FSE-000087

Objetivo principal | Reforçar a capacidade institucional e uma administração pública eficiente

Região de intervenção | Lisboa

Entidade beneficiária | CENTRO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO LISBOA NORTE EPE

Data de aprovação | 2018-09-25

Data de início | 2019-03-12

Data de conclusão | 2020-05-31

Custo total elegível | 2.443.798,41€

Apoio financeiro da União Europeia |1.391.743,19€

 

Objetivos

O objetivo desta operação é potenciar a inovação associada aos Centros de Referência e, inerentemente, a relação de proximidade do Utente com o CHULN. Prevê a criação de um Centro de Inovação com o objetivo de monitorizar, otimizar e implementar soluções de reengenharia dos processos assistenciais aplicados aos Centros de Referência. De suporte à criação e funcionamento deste Centro são propostas atividades que consistem em:

  1. Levantamento dos processos atuais associados aos Centros de Referência, bem como as melhorias a implementar utilizando a metodologia Design Thinking (quer ao nível da Gestão, quer da componente mais operacional dos Centros de Referência); definição de casos de uso e especificação de requisitos, especificação de protocolos de comunicação e definição de modelos de bases de dados, definição de interoperabilidade entre sistemas e prototipagem e teste do conceito do serviço;
  2. Definição da estratégia, processos, plano de implementação e modelo de governance e relacionamento de um centro de inovação. Inclui desde a estrutura hierárquica interna, até ao relacionamento com entidades externas (mundo académico, laboratórios para ensaios clínicos); Conceptualização / incubação de soluções, desenvolvidas para dar resposta ágil e célere às necessidades dos especialistas, para a evolução constante e procura de excelência dos Centros de Referência;
  3. Implementação da solução Canais Digitais de Proximidade – Promoção da proximidade entre Utentes, Centros de Referência, Médico de Família e Médicos Especialistas;
  4. Implementação da solução Sistema de Gestão dos Centros de Referência – registo de informação clínica específica sobre os Utentes;
  5. Implementação da solução Gestão Integrada de toda a Informação recolhida relativa à interação do Utente com os Centros de Referência;
  6. Implementação da solução Análise Preditiva de Dados;
  7. Segurança: Conceção Funcional – Prevenção de eventuais falhas de informação, transversal a todo o projeto, assegurando a implementação das medidas de segurança transversais a todos os sistemas em âmbito.

 

Principais Resultados Esperados
  • Eficiência e eficácia dos cuidados de saúde prestados pelo CHULN
  • Qualidade dos serviços da Administração Pública
  • Melhoria da qualidade de vida e eficácia do atendimento aos Utentes.