Quem somos

O Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), a Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e o Instituto de Medicina Molecular (IMM), constituem o Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), no qual se integra o Departamento de Cirurgia (DC).

O CAML criado em 2010, com o objectivo de: promover a dimensão académica, da qualificação da prática clínica, modernização e desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde em regime pré e pós graduado,

O CHLN, e a Clínica Universitária de Cirurgia desenvolvem a sua estratégia como compromisso de melhorar a saúde dos doentes e da população em geral, através da capacidade de prestação de cuidados assistenciais, educação e investigação.

O DC, presta cuidados de saúde aos adultos a partir dos 18 anos de idade.

É politica do Departamento, o incentivo a todos os grupos profissionais à formação, pré e pós graduada, com especial ênfase para o desenvolvimento de uma nova geração de médicos altamente qualificados, baseado numa prática clínica mais diferenciada, numa investigação científica mais competitiva e num ensino académico mais exigente.

Os protocolos clínicos multidisciplinares adotados no DC, a forma de organização das equipas e a qualidade dos profissionais têm permitido obter excelentes resultados no diagnóstico e tratamento dos doentes oncológicos.

Reconhecendo a qualidade dos cuidados prestados, resultados obtidos e a competência dos seus profissionais, em 2016, o Departamento de Cirurgia obteve a credenciação pelo Ministro da Saúde como o Centro de Referência de Oncologia de Adultos para as seguintes áreas: Cancro do Esófago, Cancro do Reto e Cancro Hepatobilio-pancreático.

O DC possui ainda o estatuto de Centro de Tratamento Cirúrgico de Obesidade.

O Departamento está em processo de acreditação pela GDS de acordo com o modelo adoptado da Agencia de Calidad Santaria de Andalucia. Este processo é sentido como de melhoria, e deve ser um estímulo.

Missão

O (DC) é uma unidade departamental de vocação académica, o que implica desde logo a existência de um grande volume assistencial, bem como o fornecimento de serviços de elevada diferenciação técnica e de obrigações na área de investigação clínica e do ensino da cirurgia.

Do ponto de vista estratégico, o DC considera, como principal linha de orientação para o seu desenvolvimento, a oferta de cuidados clínicos diferenciados e de elevada complexidade.

Visão

Ser um Departamento prestador de cuidados assistenciais de referência na área de Cirurgia Geral, pela prática de uma medicina de excelência, baseada no melhor estado da arte. Deste desiderato decorre a existência de três centros de referência de patologia oncológica: hepato-bilio-pancreática, do esófago e do recto.

Os valores do Departamento assentam em:

• Competência: possuímos um vasto saber (conhecimentos, habilidades e atitudes), nos diferentes domínios de Cirurgia Geral;
  • Aprendizagem constante: refletimos, aprendemos e ensinamos, com a nossa experiência, de modo a melhorar o nosso desempenho futuro;
  • Responsabilidade: damos o melhor e assumimos a responsabilidade por atingir os melhores resultados possíveis na nossa área de actuação;
  • Espirito de Equipa: julgamos que o esforço conjunto permite alcançar uma melhoria da prestação dos cuidados assistenciais.

História do Departamento

Desde a fundação do Hospital Santa Maria em 1953, até aos dias de hoje, foram muitas mudanças estruturais na área de cirurgia. Ao longo de décadas, numa lógica de rentabilização da capacidade instalada houve necessidade de agregação progressiva dos Serviços cirúrgicos existentes. Sendo um Hospital Universitário, estas alterações vieram ao encontro às necessidades das respetivas Cadeiras de Cirurgia da FML.

– Até 1993:

Propedêutica Cirúrgica
Clínica Cirúrgica
Patologia Cirúrgica
Medicina Operatória

– De 1993 – 2007

Propedêutica Cirúrgica (Cirurgia I)
Clínica Cirúrgica (Cirurgia II)
Patologia Cirúrgica (Cirurgia III)

– De 2007 – 2013

Cirurgia I e Transplantação
Cirurgia II

Com a criação do CHLN em 2010, o Serviço de Cirurgia Geral do HPV foi legalmente extinto, passando a ser designado como Unidade de Cirurgia Geral.

O Departamento de Cirurgia foi oficialmente criado em Junho de 2013, e resultou da fusão dos Serviços de Cirurgia I e Transplantação e Cirurgia II do Hospital de Santa Maria e a Unidade de Cirurgia Geral do Hospital Pulido Valente.

O processo de reorganização implicou a eliminação dos Serviços e da Unidade de Cirurgia, enquanto entidades autónomas, para dar lugar a um processo de departamentação. Foram criadas diferentes Unidades Funcionais que possibilitaram uma maior diferenciação clínica, cirúrgica para o tratamento de patologias específicas, bem como melhor organização gestionária  e capacidade formativa.