Qualidade

 

Qualidade

 

O reconhecimento público da prestação de cuidados de saúde de qualidade com segurança e profissionalismo, de acordo com padrões internacionais, tem como objetivo ganhar, cada vez mais a confiança dos cidadãos. Por outro lado, promove o empenho voluntário de todos os profissionais dessa instituição na melhoria contínua dos cuidados que são prestados.

O Modelo ‘Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía’ (ACSA) adoptado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), aprovado por Despacho da Ministra da Saúde (Despacho n.º69/2009, de 31 de Agosto) como o modelo oficial de certificação para as instituições do SNS, assenta em três pilares: a gestão por processos, a gestão clinica e a gestão por competências dos vários níveis de prestação de cuidados de saúde.

Em 22 de Junho de 2020 a UCA completou com sucesso o processo autónomo e voluntário da Certificação, tendo lhe sido atribuído o nível BOM pelo Departamento da Qualidade na Saúde da DGS.

Devido a melhoria contínua de qualidade implementada, em Maio de 2021 foram reunidas as condições necessárias para a submissão de uma nova candidatura para a subida do nível de certificação. Esta candidatura foi bem sucedida e em Setembro de 2021 à UCA foi concedida a Certificação de nível ÓTIMO pelo Departamento de Qualidade da DGS, tornando se assim a primeira e até a data, a única unidade hospitalar em Portugal com este nível de certificação.

Resolução 028P-2021

Certificado de Acreditação DGS – nível Ótimo

Resolução 006P-2020

Certificado de Acreditação DGS – nível Bom

 

Indicadores Chave

Resultados da UCA em 2020 – Indicadores Chave

Resultados da UCA em 2019 – Indicadores Chave

Resultados da UCA em 2018 – Indicadores Chave