Informações Úteis

Quais são as etapas  até à operação?

Na consulta de especialidade, o doente é observado e devidamente avaliado, e caso tenha as condições para ser operado em Cirurgia de Ambulatório ser-lhe-á feita essa proposta.

Caso necessário, será observado pelo médico da especialidade de Anestesiologia, e caso cumpra os critérios referidos será inscrito na lista de espera de Cirurgia de Ambulatório.

O esclarecimento adicional dos doentes sobre a Cirurgia em Ambulatório e sobre a patologia particular é efetuado na Consulta de Enfermagem da UCA / Enfermagem Pré-Anestésica do Hospital Pulido Valente, CHULN.

Quando for agendada a operação, o doente será contactado telefonicamente pela Secretária  de Unidade, para a confirmação da data e hora  em que se deve apresentar na UCA do Hospital Pulido Valente, bem como para a comunicação  de outras informações oportunas.

No dia da operação, será feito o acolhimento pela equipa de Enfermagem da Unidade e, se estiver tudo bem, será transportado para o Bloco Operatório.

E depois da operação?

Concluída a operação, o doente vai para a Unidade de Cuidados Pós- Anestésicos (UCPA), onde ficará algum tempo, após o que será transportado(a) para uma sala de recobro da UCA.

Antes de ter alta, é feita uma avaliação pelo cirurgião responsável e a equipa de enfermagem, e, se estiver tudo bem, será elaborado o relatório de alta  e fornecida a medicação adequada a cada situação, para um máximo de sete dias do pós- operatório.

No caso de surgir qualquer problema médico  ou complicação cirúrgica grave, será providenciado  o transporte e o internamento do doente no Serviço  da especialidade em questão do Hospital Santa Maria.

Serão fornecidas ao doente e acompanhante recomendações por escrito relativas à operação realizada, bem como a data da próxima consulta.

O doente deverá seguir essas indicações em casa, mas no caso de surgir qualquer problema deverá contactar a UCA ou dirigir-se ao Serviço de Urgência Central do Hospital Santa Maria.