História

A Unidade de Cirurgia de Ambulatório foi criada em Maio de 2005 no Hospital Pulido Valente. Era uma Unidade Integrada tipo I, iniciando-se a sua atividade com três valências: Otorrinolaringologia, Urologia e Cirurgia Geral. A recém criada Unidade dispunha de 2 camas e 4 cadeirões, sem possibilidade de pernoita.

Após criação do Centro Hospitalar Lisboa Norte em Maio de 2008, constituído pelos Hospitais Santa Maria e Pulido Valente, a Unidade foi ampliada e reaberta em Abril de 2009 com 4 camas e 9 cadeirões.

A reengenharia organizacional entretanto operada nas duas instituições, permitiu a requalificação da Unidade em Janeiro de 2014, passando a ser uma Unidade Integrada tipo II com possibilidade de pernoita.

Desde então, e em consequência de aumento da produção cirúrgica e adesão de novas especialidades, a Unidade tem vindo a alargar a sua lotação, bem como a complexidade de procedimentos efetuados em regime de ambulatório.

Presentemente a Unidade conta com 17 camas e 7 cadeirões e inclui 9 especialidades, nomeadamente a Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Cirurgia Cardiotorácica, Cirurgia Plástica, Estomatologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Anestesiologia.