Nota Histórica

O Serviço Social na Saúde – especificamente em contexto hospitalar – surgiu em 1941 nos Hospitais Universitários de Coimbra, em 1942 no Hospital Júlio de Matos e em 1948 no Instituto Português de Oncologia de Lisboa. No HSM e no HPV, o Serviço Social existe desde a inauguração de ambos, funcionando com autonomia e como órgão central no quadro das atividades hospitalares, conforme o estabelecido no Plano e Orgânica do HSM, de 1954.

Na definição dos Serviços e competências patente naquele plano, o Serviço Social integrava três grandes grupos: 1º Grupo: Administração, Conselho Técnico, Superintendência de Enfermagem e Serviço Social; 4º Grupo: Serviços de Bem-estar do Doente; 9º Grupo: Arquivos Clínicos e Estatística Médica.

Inicialmente a equipa era constituída por uma assistente social e quatro auxiliares sociais. A ação era praticada numa linha assistencial, sem qualquer estudo ou programa, baseada na aplicação de inquéritos sociais que tinham como função, aferir a situação económica dos utentes com o fim de determinar o pagamento dos cuidados, mediante o escalão de rendimentos. No contexto sociopolítico da época, o Estado assumia uma postura não-intervencionista, pelo que aqueles que não contribuíam para as caixas de previdência não tinham qualquer proteção social.

Depois de 1963, o quadro do Serviço Social vai sendo progressivamente alargado, e mais tarde, a Reforma Hospitalar de 1968, constituiu um fator decisivo para a consolidação e reconhecimento da profissão, ao definir o Hospital com um “Serviço de ação médico-social da comunidade dando primado à pessoa doente como razão de ser e objectivo final da instituição”.

Atualmente o SSGC do CHLN atua num universo muito amplo, integrando as múltiplas dimensões que contemplam a relação entre a doença, o utente dos serviços de saúde, a família e a sociedade. A sua equipa é composta por 52 Assistentes Sociais – 1 com o cargo de Diretor, 2 com funções de Coordenação e 49 com funções ao nível da ação direta. Fazem ainda parte do Serviço 3 Assistentes Técnicos e 2 Assistentes Operacionais.