Quem pode recorrer ao Serviço Social?

– Todos os cidadãos utilizadores dos Serviços do CHLN e seus familiares ou representantes.

Como posso contactar com um assistente social no CHLN?

– Se estiver hospitalizado, solicite o contacto/presença do assistente social afeto ao respetivo internamento;

– Em regime de ambulatório poderá obter o contacto do assistente social no Serviço Social Piso 1 se estiver no Hospital de Santa Maria, ou no Edifício D. Carlos I, caso esteja no Hospital Pulido Valente.

O atendimento com um assistente social é confidencial?

– Sim. No atendimento com um assistente social é garantida a preservação da privacidade e da confidencialidade. No caso de haver necessidade de recolha de informação, o assistente social informá-lo-á sobre a necessidade e uso dessa mesma informação. Todos os utentes têm direito ao respeito pela sua decisão, ou do seu representante, quanto aos procedimentos a efectuar no âmbito da intervenção social, bem como à sua participação e dos seus familiares, na elaboração do plano individual de cuidados.

O meu familiar vai ter alta e está em situação de dependência, que apoio posso ter do Serviço Social?

– Através do Serviço Social, pode ter acesso à informação sobre subsídios e prestações familiares previstas para quem se encontra em situação de dependência, bem como sobre as instituições que, na sua área de residência, prestam serviços de apoio à família.

Tenho um familiar com deficiência e quero saber de que tipo de apoios é que posso usufruir. Onde posso obter esta informação?

– No Serviço Social pode aceder à informação sobre prestações familiares, serviços disponíveis, recursos locais, Associações e Instituições que trabalham na área da deficiência e reabilitação

O Serviço Social no Hospital pode ajudá-lo a esclarecer:

• Como organizar a alta hospitalar e ter acesso aos apoios e recursos da comunidade.
  • Quais os apoios/benefícios em situação de doença, desemprego e precaridade económica.
  • Quais os apoios/benefícios em situação de gravidez.
  • O que pode fazer se é vítima de maus-tratos.
  • Como/onde pode obter ajuda para o tratamento de comportamentos aditivos.