Atividade Investigacional

Desenvolvimento de novas formulações:

• rockets de lidocaína (tratamento da proctalgia);
  • pastilhas de nistatina e lidocaína; pastilhas de nistatina e lidocaína isentas de sacarose (tratamento da mucosite oral);
  • solução oral de citrato de potássio 20% isenta de sacarose para doentes em dieta cetogénica;
  • misoprostol vaginal – desenvolvimento de uma formulação de libertação prolongada.

Elaboração de ensaios de estabilidade físico-química e microbiológica, bem como ensaios farmacotécnicos (texturometria, determinação de pH, ensaio de desagregação e dissolução em saliva artificial), avaliação de incompatibilidade física entre excipientes e substâncias activas (dsc) e eficácia microbiológica da formulação).

Nesta área de Farmacotecnia, o SGTF recebido vários prémios, como reconhecimento da procura constante de formulações mais adequadas às necessidades dos nossos doentes, em colaboração estreita com a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o que nos proporcionou igualmente a publicação recente de 2 artigos, um deles numa revista internacional.

Prémios mais recentes:

1. Prémio Pegadas: Divulgar Iniciativas em Farmácia Hospitalar, Ordem dos Farmacêuticos, Fevereiro de 2017.
  2. Segundo melhor poster, Workshop Farmacologia Clínica- Hospital de Santa Maria, Suspensão oral de Azatioprina- caso clínico, Novembro de 2016.
  3. Prémio Revista Dor Bene Farmacêutica para o Melhor Artigo Científico Clínico na Área da Dor, Outubro de 2016.
  4. Prémio “Melhor Poster” da 8ª Semana Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares 15º Simpósio Nacional, Novembro de 2015.
  5. Menção Honrosa III Reunião Científica da Sociedade Portuguesa de Farmácia Clínica e Farmacoterapia, Abril 2015.
  6. Prémio Grünenthal/ASTOR Dor, Janeiro de 2015.
  7. Bolsa de Inovação BINOV, atribuída pela Ordem dos Farmacêuticos em Dezembro de 2014 ao trabalho “ misoprostol vaginal – desenvolvimento de uma formulação de libertação prolongada”.

Artigos:

1. Silva, F.C., et al., Nystatin and lidocaine pastilles for the local treatment of oral mucositis. Pharm Dev Technol, 2017. 22(2): p. 266-274.
  2. Formulação de Pastilhas Moles para o Tratamento da Mucosite Oral, Revista Dor, Janeiro 2016.