Atividade Assistencial

 

Atividade Assistencial

 

O Serviço Farmacêutico é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica, onde se desenvolvem atividades ligadas à seleção, aquisição, armazenamento, produção, controlo de qualidade, informação e distribuição de medicamentos. Todo o circuito do medicamento está assim na dependência direta da atuação do Serviço Farmacêutico, tendo este um papel fulcral na garantia da qualidade da sua utilização no hospital.

Este papel inicia-se no garante da aquisição dos medicamentos indispensáveis à satisfação das necessidades dos nossos doentes, seguidos em regime de internamento ou em ambulatório e inclusivamente de alguns doentes externos, de acordo com a legislação em vigor.

Caso estes medicamentos não se encontrem disponíveis no mercado, como acontece com algum relevo na área da Pediatria, ou necessitem de adequação da dose disponível à necessidade individual de cada doente, é na área de Farmacotecnia que é realizada essa produção.

Na distribuição dos medicamentos aos Serviços Clínicos ou ao doente em regime de ambulatório, o contributo do Farmacêutico na validação das prescrições (análise da adequação da medicação face ao diagnóstico e à política do uso do medicamento em vigor no CHLN, dose prescrita, formulação, interações medicamentosas…) e na informação ao doente ou aos outros profissionais, constitui-se como um elemento fundamental na equipa multidisciplinar de saúde, dando o seu contributo diário para a melhoria da qualidade e segurança da atividade assistencial da instituição. Neste contexto, de referir ainda a importante atividade de doseamento de níveis séricos de fármacos de margem terapêutica estreita, permitindo sugerir aos clínicos a dose mais adequada a cada doente, em cada momento, maximizando a eficácia e reduzindo os riscos associados a este tipo de medicação.

De destacar igualmente o grande envolvimento da Farmácia Hospitalar na área dos ensaios clínicos, como elemento integrante da equipa de investigação, desde a participação na eventual randomização dos doentes, passando pelo armazenamento obrigatório dos medicamentos investigacionais, gestão adequada do seu stock, garantia das condições rigorosas de acondicionamento, preparação destas formulações, quando aplicável, de acordo com os protocolos instituídos pelo promotor, fornecimento ao doente e acompanhamento do mesmo pelos Farmacêuticos envolvidos em cada ensaio.

Outra área importante da sua atividade é a participação dos Farmacêuticos nas várias Comissões Técnicas e Grupos de Trabalho multidisciplinares, que definem e monitorizam a política de utilização de fármacos no hospital, colaborando assim no delinear de estratégias que permitam, em cada caso, selecionar a melhor terapêutica disponível na relação benefício/custo, de forma a permitir o tratamento do maior número de doentes e contribuir para a sustentabilidade do SNS.

Através da Direção de Serviço, estamos ainda representados na Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica e na Comissão de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CATS), órgãos consultivos do INFARMED e no Conselho Científico do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e das Resistências aos Antimicrobianos (PPCIRA) da Direção Geral de Saúde.