Apresentação

O Serviço Social e Gabinete do Cidadão (SSGC) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) enquadra-se na orgânica hospitalar como uma unidade de suporte à prestação de cuidados de saúde e configura-se como elo de ligação e interlocutor privilegiado entre o utente, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.

Tendo como pilares fundamentais os princípios dos Direitos Humanos e da Justiça Social, procura a resolução de problemas concretos, a prevenção de disfunções e a promoção da mudança, numa perspetiva emancipatória de capacitação e empowerment. Contempla uma visão integral da realidade, através do estudo, diagnóstico e intervenção orientada para o utente, procurando adequar as respostas existentes às necessidades, preconizando uma abordagem holística, considerando o utente como ser simultaneamente único e portador de diversidade (social, psicológica, biológica, cultural, ambiental e espiritual).