Unidades Dor – Dor Aguda

Unidades Dor – Dor Aguda

O que é a Unidade de Dor Aguda?

A Unidade de Dor Aguda é constituída por uma equipa multidisciplinar que avalia e trata a dor aguda, nomeadamente no período peri-operatório, contribuindo assim para a melhoria dos cuidados de saúde e a satisfação do doente.

O objetivo desta equipa é a prevenção e o controlo da dor, o que contribui para diminuir a ansiedade, o sofrimento e as complicações no internamento, conduzindo a uma melhor recuperação com menor tempo de internamento.

 

Como se define Dor Aguda?

A dor aguda define-se como “dor de início recente e de provável duração limitada, apresentando habitualmente relação temporal e causal com lesão ou doença” (IASP, 1990).

 

Como se avalia a Dor Aguda?

A dor é uma experiência individual, emocionalmente desagradável e subjetiva. Dadas as suas características, qualificar e quantificar a dor é imprescindível para personalizar o seu tratamento.

Para melhor entender e tratar a dor, a equipa da Unidade de Dor Aguda utiliza várias escalas, nomeadamente uma escala numérica (de zero a dez, sendo zero a ausência de dor e dez a pior dor imaginável) e uma escala qualitativa ou de faces.

 

Como se trata a Dor Aguda?

Existem vários métodos e técnicas para tratar a dor, as quais são escolhidas de acordo com as necessidades do doente:

  • analgesia oral
  • analgesia endovenosa
  • analgesia por via epidural
  • analgesia perineural

A administração da analgesia é realizada de diferentes formas:

  • em horário fixo, intermitente ou contínuo
  • em SOS, como reforço analgésico a pedido do doente
  • por PCA (analgesia controlada pelo doente), que permite ao doente a auto-administração de analgésico através de um dispositivo médico

O tratamento da dor é uma parte essencial dos cuidados médicos modernos. A Unidade de Dor Aguda existe para otimizar o tratamento da dor no nosso hospital. A equipa da Unidade de Dor Aguda acompanha diariamente os doentes referenciados e está disponível 24h, todos os dias, para todos os doentes internados.