SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DO HOSPITAL DE SANTA MARIA

A criação do Serviço de Anestesiologia do Hospital de Santa Maria (HSM), remonta a 1953, quando o então Ministro do Interior, Dr. Trigo de Negreiros, sob proposta de um dos membros da Comissão Instaladora, Dr. Paiva Correia, avaliza a criação de um Serviço de Anestesiologia centralizado e autónomo.

O Dr. Vítor Hugo Mota Magalhães é convidado a organizá-lo e a dirigi-lo, tendo iniciado o seu trabalho a partir de 1954; porém, só será criado formalmente pelo Dec. Lei nº 40/398, de 24 novembro de 1955.

No HSM, e para atingir os objetivos inicialmente propostos, elaborou o primeiro regulamento do Serviço (do qual faziam parte as relações Hospital e a Faculdade, o apoio à Cirurgia experimental e a criação de Enfermagem ligado à Anestesia), uniformizou o material anestésico e adotou critérios para a escolha do mesmo.

Após o Dr. Vítor Hugo Magalhães, sucederam-se na direção do Serviço o Dr. Carlos Guimarães, a Dra. Maria Helena Rodrigues (1992-2001), o Prof. Dr. Figueiredo Lima (2001- 2008), o Dr. Mário Brito (interinamente, de outubro 2008 a dezembro de 2008) e a partir de janeiro de 2009, até à data, o Prof. Dr. Lucindo Ormonde.

SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA DO HOSPITAL PULIDO VALENTE

O Hospital Pulido Valente (HPV) integra desde 2007 o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN). O Serviço de Anestesiologia do Hospital de Pulido Valente destacou-se em áreas convencionais cirúrgicas, como a Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Urologia e Cirurgia Vascular. Desde a sua constituição, a área em que o Serviço tem tido maior relevo, pela natureza do próprio Hospital, relaciona-se com a anestesia para Cirurgia torácica. O Serviço de Anestesiologia do HPV,pela sua vocação e diferenciação, constitui o centro mais referenciado do País para a formação de Internos do Internato Complementar de Anestesiologia, na valência de Anestesia para Cirurgia torácica.

Na história ficam, para além dos numerosos Anestesiologistas que aí serviram ou servem a causa pública, os seus diretores: Dr. Ramon La Féria, Dra. Leonor Ribeiro e, mais recentemente, a Dra. Ana Portugal (2002- 2007).