Consulta de Anestesia Pré-operatória – Crianças e Adultos

A consulta de anestesia deve ser realizada antes do doente ser submetido a uma intervenção cirúrgica programada.

Realiza-se cerca de três semanas antes da data prevista da cirurgia, permitindo fazer o estudo do doente e a avaliação do risco médico-cirúrgico do ato anestésico.

Os doentes com maior risco são aqueles que apresentam patologias associadas, como doenças cardiovasculares, respiratórias, endocrinológicas, entre outras.

A consulta de anestesia visa minimizar riscos, prevenir complicações e preparar os doentes para a cirurgia. A maior ou menor complexidade de preparação para uma cirurgia deve ser explicada ao doente, previamente na consulta, e não apenas na véspera da mesma. A avaliação global e criteriosa do estado físico do doente tem por objetivo salvaguardar a sua segurança.

Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Hospital de Pulido Valente

Dispõe de seis camas de cuidados pós-anestésicos sob a responsabilidade do Serviço de Anestesiologia; possui 7 camas e 7 cadeirões.

Recebe a maioria dos doentes operados para recobro e vigilância das complicações pós-operatórias.

Unidade de Cuidados Intensivos Neurocirúrgicos

O Serviço de Anestesiologia colabora na Unidade de Cuidados Intermédios e Intensivos de Neurocirurgia com a presença de um elemento 24h/dia.

Atividade no Bloco Operatório

O CHLN tem cerca de 30 Blocos Operatórios Convencionais em funcionamento.

Os Anestesiologistas exercem a sua atividade em todos os Blocos Operatórios do CHLN, das 8h às 20h (2ª a 6ª feira) e presencialmente na Urgência 24h/dia, todos os dias, no âmbito da Cirurgia Convencional, da Cirurgia do Ambulatório e da Cirurgia de Urgência.

Anestesia fora do Bloco Operatório

Além do Bloco Operatório, os Anestesiologistas exercem atividades clínicas em outras Unidades do Hospital, como por exemplo no Serviço de Gastrenterologia (Colonoscopias, CPREs), Broncologia, Radiologia de Intervenção (Neurorradiologia), Radiologia de Diagnóstico (Ressonância Magnética, Tomografia Computorizada), Braquiterapia, Psiquiatria (Eletroconvulsivoterapia), Cardiologia de Intervenção e Urologia (Litotrícia).

Unidade de Queimados

As Unidades de Queimados são serviços hospitalares com uma estrutura física e características muito específicas, no que respeita aos recursos humanos e ao tipo de cuidados prestados.
A Unidade de Queimados do Hospital de Santa Maria, situada no Serviço de Cirurgia Plástica, talvez seja o local onde é mais patente a diversidade das competências dos Anestesiologistas.

A colaboração com o Serviço de Cirurgia Plástica inclui:

• a abordagem dos doentes da Unidade de Cuidados Intensivos
  • a anestesia no Bloco Operatório da Unidade dos doentes submetidos a cirurgias para desbridamento, enxertos, escarotomias, fasciotomias, retalhos, etc.
  • a sedação e anestesia para sessões de balneoterapia

As sessões de balneoterapia são uma das formas mais antigas de tratamento de queimaduras, consistindo numa terapia por meio de banhos. Tem como principal objetivo a limpeza por aplicação de água corrente e/ou desbridamento mecânico do tecido desvitalizado, assim como desinfeção da área queimada. Constitui um contributo importante para a prevenção da infeção no doente queimado, por redução ou eliminação de agentes patogénicos na ferida. Estas sessões, muitas vezes, só são possíveis de efetuar sob sedação ou anestesia (adulto ou criança).

Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Hospital de Santa Maria

A UCPA adstrita ao Bloco Operatório Central (14 camas) recebe a maioria dos doentes operados do Bloco Central para vigilância das complicações pós-operatórias.

Por vezes, esta Unidade recebe doentes de outros Serviços cirúrgicos periféricos que após intervenções cirúrgicas ou médico-cirúrgicas, necessitem de cuidados mais diferenciados.

Atividade na Urgência e Emergência

A emergência interna do Hospital é uma atividade assegurada pelo Serviço de Anestesiologia no CHLN.

Os Anestesiologistas, sempre que solicitados, 24h/dia, acorrem a situações de emergência do CHLN.

Muitos dos elementos do Serviço de Anestesiologia exercem atividade de emergência extra-hospitalar (viaturas do INEM).

Transporte Inter-hospitalar e Intra-hospitalar de Doentes

O transporte do doente crítico cirúrgico é desempenhado pelos elementos do Serviço, sempre que necessário, e dentro das regras de funcionamento do CHLN.