Atividade de Formação

Atividade de Formação

O Serviço de Medicina Intensiva tem atividade de formação que se reflete em domínios diversos:

 

Formação Pré-graduada – Mestrado Integrado em Medicina

O SMI tem a responsabilidade da docência da Disciplina de Medicina Intensiva, disciplina optativa do programa de formação do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa. Vários alunos têm desenvolvido as suas teses de mestrado no serviço, sob orientação de médicos do mapa de pessoal do SMI.

O SMI participa regularmente na educação pré-graduada de cursos diversos, nomeadamente Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico.

 

Formação Pós-graduada

O SMI tem uma componente formativa pós-graduada, na área da medicina intensiva, com extenso e rico património. Vários médicos especialistas em Medicina Interna, Anestesiologia e outras especialidades relacionadas têm efetuado a especialização em Medicina Intensiva no SMI. Com o aumento da capacidade formativa, os ciclos de titulação em Medicina Intensiva têm vindo a aumentar, estando atualmente em formação no serviço 8 médicos.

Com o reconhecimento da Medicina Intensiva como área de especialidade primária (Portaria n.º 103/2016 de 22 de abril), inerente ao estatuto de serviço nuclear de formação atribuído pela Ordem dos Médicos, compete ao SMI a formação de médicos na especialidade de Medicina Intensiva.

A formação pós-graduada encontra no SMI um polo de referência para o ensino de ecografia torácica e para o ensino de ecocardiografia do doente crítico.

O SMI contribui com os seus profissionais para atividades de formação e ensino pós-graduado em Medicina Intensiva, destacando-se a realização de cursos diversos e a colaboração com sociedades científicas, com sucesso notável atestado pela sua avaliação:

  • Curso de Introdução à Medicina Intensiva: curso creditado bianual
  • Curso de Ecografia Torácica: curso creditado anual
  • Curso BASIC (Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos)
  • Curso FCCS (Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos)
  • Curso Ecocardiografia para Intensivistas (Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos)
  • Curso Broncofibroscopia para Intensivistas (Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos)

 

Formação na Área de Enfermagem

O SMI participa em permanência na ministração de estágios pré-graduados e em estágios profissionalizantes na área profissional de enfermagem.