Atividade Clínica Assistencial

Atividade Clínica Assistencial

O Serviço de Medicina Intensiva tem atualmente uma estrutura dedicada ao internamento de doentes críticos composta por 44 camas holopotenciárias, com 10 camas dedicadas ao tratamento de doença neurocrítica. Gera uma assistência a uma média de 1500 doentes por ano com as mais diversificadas áreas de patologia, geradoras de indicadores de produtividade elevados, com case-mix de 7,6 em 2016 e 9,16 em 2017.

O Serviço de Medicina Intensiva tem a gestão e coordenação global do Programa de ECMO do CHULN, reconhecido em 2017 como Centro de Referência para a Área de ECMO após reconhecimento pela DGS e homologação pelo Secretário de Estado Adjunto e da saúde (Despacho n.º6669/2017 de 2 de agosto). Tem vindo a desenvolver e implementou em permanência o Programa de E-CPR, integrado no programa do Centro de Referência ECMO.

Desde 2017, o Serviço de Medicina Intensiva está responsabilizado no âmbito do programa de expansão da capacidade nacional de doação, através da sua integração no plano de colheita de órgãos em dadores em paragem cardiocirculatória Maastricht II (Despacho n.º 9063/2017 de 13 de outubro do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde).

O Serviço de Medicina Intensiva atividade assistencial a um número crescente de doentes críticos, em modelo integrado, multidisciplinar e de referenciação, em acordo com as disposições de múltiplos despachos e textos normativos. A Rede Nacional de Especialidade e de Referenciação de Medicina Intensiva (aprovada por Secretário de Estado Adjunto e da Saúde em 10 agosto de 2017) e o Despacho n.º 99496/2017 de 27 de outubro estabelecem o Serviço de Medicina Intensiva do CHULN como polo de referenciação para extensas áreas geográficas e para áreas de patologia específicas, como seja o trauma e o grande queimado.

No plano institucional, o Serviço de Medicina Intensiva participa no circuito assistencial a doentes com tipologia de doença muito específica, como sejam os casos do Transplante Renal, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica ORL/Plástica, Cirurgia Geral Oncológica e Neurocirurgia.