Atividade Científica e de Investigação

A Investigação Clínica é uma atividade importante do Serviço e tem como objetivo o benefício dos nossos Doentes (permitindo o acesso a terapêuticas inovadoras) e a progressão do Conhecimento Médico.

O Serviço de Oncologia participa num programa extenso de Estudos Clínicos com novos Fármacos em Patologias tais como:

• Cancro da Mama;
  • Cancro do Cólon ou do Reto;
  • Cancro do Estômago;
  • Metástases Ósseas associadas a diferentes tipos de Cancro;
  • Melanoma;
  • Tumores da Cabeça e Pescoço;
  • Cancro do Pâncreas:
  • Cancro da Próstata;
  • Cancro da Bexiga e Cancro do Rim.
  • Tumores do Sistema Nervoso Central

Actualmente o serviço tem doentes em 27 ensaios clínicos de intervenção.

No Serviço de Oncologia também estão em curso Projetos de Investigação Científica na Área do Cancro que envolvem a participação do Instituto de Medicina Molecular (IMM) o Serviço de Anatomia Patológica e o Departamento de Cirurgia do HSM. O Serviço lidera também Estudos de Investigação Científica em colaboração com o Departamento de Genética da FML.

Nos últimos anos o Serviço de Oncologia tem participado em  projectos de investigação também com a Universidade de Harvard (Dana Farber Cancer Institute) na área do cancro da mama. Neste contexto, membros do serviço lideraram um estudo sobre outcomes realizado em colaboração com o IPO de Lisboa, o Hospital da Luz e o Hospital da CUF descobertas.

A produção científica resultante tem sido publicada em revistas internacionais tais como:

Cancer Research;  Journal of Clinical Oncology;  Breast; Cancer;  The Oncologist; Plos One; Annals of Oncology; Nature Reviews Urology; Lancet Oncology.

Também sob a forma de comunicações científicas nos Congressos Internacionais da Especialidade:

• American Society of Clinical Oncology;
  • European Society of Medical Oncology;
  • European Cancer Congress of Oncology;
  • European Breast Cancer Conference.