Atividade Assistencial

O Serviço recebe anualmente cerca de 1300 novos doentes oncológicos, dá cerca 22000 consultas para prescrição de tratamento em ambulatório ou para seguimento dos doentes e efectua aproximadamente 19000 tratamentos anuais em Hospital de Dia. O Serviço de Oncologia efectua também cerca de 3000 atendimentos de urgência por ano no Hospital de Dia.

As principais patologias oncológicas tratadas são referentes aos seguintes órgãos / sistemas:

Aparelho Digestivo (todos os tumores, incluindo também pâncreas, fígado e vias biliares);

• Mama;
  • Ginecológico;
  • Urológico;
  • Cabeça e Pescoço;
  • Osso e partes moles;
  • Pele (melanoma e outros tumores);
  • Sistema Nervoso Central.

O Serviço de Oncologia participa ativamente em Reuniões Multidisciplinares para decisão terapêutica: Tumores da Mama; Tumores Ginecológicos; Tumores Colorectais; Outros tumores do aparelho digestivo; Tumores da Cabeça e Pescoço; Tumores da Pele; Sarcomas e Tumores Ósseos.

Os médicos do Serviço de Oncologia apoiam os Doentes Oncológicos que segue e que, entretanto, poderão necessitar de internamento em diferentes departamentos do CHLN.

O Serviço de Oncologia assegura também o apoio psicológico aos doentes através de uma equipa de Psico-Oncologia constituída por um psiquiatra e dois psicólogos.

No Serviço de Oncologia existe também apoio especializado na Área da Assistência Social e da Nutrição.

Os médicos do Serviço de Oncologia assumem áreas de intervenção de acordo com o seu maior conhecimento na patologia:

C. Mama: Maria Rita Dionísio; Rita Sousa; Leonor Ribeiro; Conceição Pinto; Lurdes Matos

C. Colorectal: António Quintela; Isabel Fernandes; Daniela Macedo; Pedro Filipe; Ana Lúcia Costa

Tumors do Tubo digestivo alto: Leonor Ribeiro; António Quintela; Ana Lúcia Costa

Tumores Hepato-bilio-pancreáticos: Conceição Pinto; António Quintela; Ana Lucia Costa

Tumores Urológicos: Isabel Fernandes; António Quintela; Daniela Macedo; Pedro Filipe; Ana Lúcia Costa

Tumores Ginecológicos: Conceição Pinto; Rita Sousa

Melanoma e outros tumores da Pele: Rita Sousa

Tumores da Cabeça e Pescoço: Leonor Ribeiro; Ana Lúcia Costa

Sarcomas: Isabel Fernandes; Daniela Macedo

Tumores do Sistema Nervoso Central: Maria Rita Dionísio; Luísa Albuquerque.

Coordenação de ensaios clínicos: Maria Rita Dionísio