Histórias do Serviço


O Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria (hoje Centro Hospitalar Lisboa Norte), integra esta Instituição desde o ano de 1954. Com mais de meio século a historia deste Serviço confunde-se em muitos pontos com o trajeto da Especialidade de Estomatologia em Portugal. A designação de Estomatologia apareceu pela primeira vez em 1868 no "Traité de Stomatologie" do Medico Francês Andrieu E. referindo-se a um conhecimento Médico que incluía a Odontologia, a Medicina e a Cirurgia de todo o aparelho estomatognático do qual fazem parte as estruturas anatómicas orais e maxilo faciais. A herança histórica do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria remonta, à Consulta de Estomatologia do Hospital Escolar de Santa Marta, criada em 1910 por Tiago Marques seu primeiro Diretor.
(Tiago Marques, fundador da Consulta de Estomatologia do Hospital Escolar de Santa Marta)
Por esta Consulta passaram grandes os pioneiros da Estomatologia Portuguesa. Brito Ferreira, Ferreira da Costa, Mendes Bragança, César Batalha, Aristides de Barros, Júlio Gonçalves, Reis Mata, Pinheiro Valdez, António Gamito, Nunes Bonfim, António Paúl e Marques Manaças exerceram atividade Clínica nesta Consulta. A 25 de Maio de 1911 é criada a Especialidade de Estomatologia em Portugal definida como "A Especialidade Médico-Cirúrgica que trata de todas as doenças da boca e dos órgãos não só nela contidos, como das estruturas maxilo faciais adjacentes, permitindo assim ao clínico ligar as relações das doenças desta região com as do restante organismo e inversamente as do restante organismo com as desta região ". Reconhece-se que a Odontologia é uma das áreas da Estomatologia que no entanto a ela não se limita. Embora inaugurado oficialmente em 1953, o Hospital de Santa Maria só inicia as suas atividades clínicas em 1954 ano em que tiveram inicio as atividades escolares e assistenciais do Serviço de Estomatologia, dirigido por José Fernandes Cruz (seu primeiro Diretor).
( José Fernandes Cruz primeiro Diretor do Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de Santa Maria)
(Sessão clínica no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria aquando da sua fundação em 1954)
José Fernandes Cruz, iniciou a sua atividade no Hospital Escolar de Lisboa (Santa Marta) efetuando formação médica pós-graduada em Berlim e Hamburgo, (após a 2ª Guerra Mundial). Aqui trabalhou com Schuchard., Cirurgião Maxilo-Facial de renome Mundial, e que visitou, em várias ocasiões o Serviço de Estomatologia. Fernandes Cruz morre tragicamente em 1958. Assume então a Direção interina do Serviço Ana Júlia Barros Marinhas a sua mais direta colaboradora, que procurou manter as orientações técnico-científicas do Serviço, promovendo para além da atividade assistencial, a formação de Especialistas de Estomatologia e atraindo ao Serviço em reuniões e cursos que organizava, Estomatologistas de todo o País.
(Curso ministrado no Serviço de Estomatologia por Perrelet - Professor de Prostodontia da Universidade Genève - e com a presença da Diretora interina, Ana Júlia Barros Marinhas, já na altura com transmissão televisiva)
Em 1958, o Serviço de Estomatologia passa a ser designado por Serviço de Estomatologia e Maxilo-Facial, sendo responsável pela Estomatologia Ana Júlia Barros Marinhas e pela Cirurgia Maxilo Facial José Conde. Em 1963, realiza-se concurso de provimento de um lugar de Diretor do Serviço de Estomatologia e Maxilo-Facial do Hospital de Santa Maria, tendo sido aprovado por unanimidade e distinção o candidato António Maria Baptista Fernandes, Estomatologista de formação e posteriormente Cirurgião Plástico. Mantinha-se o Serviço de Estomatologia como principal entidade formadora de Estomatologistas em Lisboa. Entre 1976 e 1981 são os Médicos formados no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria que dão inicio ao processo de criação de uma Escola Superior de Medicina Dentaria em Lisboa no Campus Universitário da Universidade de Lisboa. O Quadro Médico de Estomatologia sofre então uma renovação com a integração de um grande número de jovens Especialistas. Estreita-se também a ligação do Serviço à Faculdade de Medicina de Lisboa com a prestação de provas de doutoramento e agregação de António Maria Baptista Fernandes, a 16 de Abril de 1983.
(António Maria Baptista Fernandes durante as provas de Doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa)
Em 1987, o Serviço de Estomatologia toma a iniciativa de organizar, as primeiras Jornadas Hospitalares de Estomatologia, dedicadas ao Ensino da Estomatologia nas Faculdades de Medicina.
(Mesa da presidência das 1ª Jornadas Hospitalares de Estomatologia na aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa)
(O Ensino da Estomatologia no Notícias Médicas por ocasião das 1ª Jornadas Hospitalares de Estomatologia) Em 1988, e após jubilação de Baptista Fernandes, ocupa o lugar de Diretor do Serviço de Estomatologia Maria Júlia Amaral, Professora da Faculdade de Medicina de Lisboa. Com a vacatura do lugar de Chefe de Serviço de Estomatologia, é aberto Concurso de Provimento de uma vaga que é ocupada por Pedro Albuquerque de Sá e Melo, Assistente Hospitalar proveniente dos Hospitais Civis de Lisboa. Em 1993, sendo Diretor de Serviço de Cirurgia Plástica, e Estomatologia Acácio Cordeiro Ferreira, e sob proposta da Administração do Hospital de Santa Maria, presidido por Miguel Carneiro de Moura é efetuada a autonomização do Serviço de Estomatologia (6 de Abril de 1996).
(Acácio Cordeiro Ferreira – Diretor do serviço de Estomatologia 1993-1996)
No dia 2 de Maio de 1996 é nomeado Diretor do Serviço de Estomatologia, Pedro Albuquerque de Sá e Melo, por despacho e deliberação do Conselho de Administração do H.S.M.
(Sá e Melo - Diretor de Serviço de 1996 a 2008)
Em 1998 são construídas novas instalações (consideradas provisórias) passando o Serviço de Estomatologia a funcionar no piso o1 do Hospital de Santa Maria a partir de Maio desse ano. Em Maio de 2008 á nomeado Diretor de Serviço por despacho do Conselho de Administração Francisco Salvado e Silva, Assistente Hospitalar Graduado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Lisboa.
(O atual Serviço de Estomatologia - Sala de Espera - Receção - Área de Consultas)
(O atual Serviço de Estomatologia - Gabinete de Consulta)
(O atual Serviço de Estomatologia - Gabinete de Consulta e Sala de Cirurgia)

Diretores de Serviço:

Período

1954 - 1958

1958 – 1963

1963 - 1988

1988 - 1993

1993 - 1996

1996 - 2008

2008 -

Diretores

Dr. José Fernandes Cruz

Dra. Ana Júlia Barros Marinhas

Prof. Doutor. António Batista Fernandes

Prof. Doutora. Maria Júlia Amaral

Prof. Doutor. Acácio Cordeiro Ferreira

Dr. Pedro Albuquerque de Sá e Melo

Prof. Doutor. Francisco Salvado e Silva