Centros de Referência


Centro de Referência de Cardiologia de Intervenção Estrutural

A Unidade de Cardiologia de Intervenção está integrada no Serviço de Cardiologia que em conjunto com os Serviços de Cirurgia Cardiotorácica e Cirurgia Vascular constituem o Departamento de Coração e Vasos (DCV) da ULSSM. Esta unidade desenvolve a sua atividade na área do diagnóstico e tratamento invasivo das doenças cardíacas do adulto.

O facto de a Unidade estar inserida no DCV acrescenta-lhe qualidade diferenciada e permite-lhe desenvolver a sua atividade num verdadeiro conceito prático de “Heart Team” cumprindo as guidelines nacionais e internacionais no tratamento de todos os tipos de intervenção cardíaca coronária e estrutural.

A Unidade conta ainda com o apoio de uma equipa multidisciplinar médica, de várias especialidades e de técnicos de diagnóstico e terapêutica e de enfermagem com elevada especialização e diferenciação.

Recursos Humanos da Consulta do Centro de Referência

Percurso do Doente


Centro de Referência Cardiopatias Congénitas Adulto

O Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas é constituído por equipas multidisciplinares da Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental, EPE (ULSLO) , em colaboração interinstitucional com a Unidade Local de Saúde Santa Maria, E.P.E. (ULSSM) e o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente nas especialidades de Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Anestesia, Cuidados Intensivos Pediátricos, Pediatria, Neonatologia, entre outros serviços.

Destaca-se ainda o foco destes Centros para uma articulação eficiente com outras unidades de saúde e outros Centros de Referência, através das parcerias instituídas pelo ULSLO e pela ULSSM com Hospitais da região de Lisboa e sobretudo com vários hospitais da região Sul e regiões Autónomas, formando uma verdadeira rede assistencial.


ECMO - Oxigenação por Membrana Extracorporal

ECMO – Oxigenação por membrana extracorporal, é uma técnica médica de suporte vital que permite oxigenar o sangue fora do corpo, através de uma membrana, baseando-se na eliminação de dióxido de carbono e oxigenação do sangue de forma independente do pulmão nativo, substituindo total ou parcialmente a função pulmonar e/ou cardíaca. É utilizado em casos de insuficiência respiratória grave (ECMO veno-venoso) ou de insuficiência cardíaca grave (ECMO veno-arterial). O Departamento de Coração e Vasos da ULSSM faz parte do conjunto de serviços que asseguram o funcionamento do centro de referência em ECMO.