Atividade de Formação


O papel do Serviço de Cardiologia no Ensino deverá ser encarado ao nível pré-graduado no ensino da Cardiologia para estudantes, e no pós-graduado na formação de especialistas de Cardiologia e Educação Médica Continuada, quer para cardiologistas, quer para não cardiologistas.

O Serviço de Cardiologia é também local de estágio e formação de alunos do Curso de Cardiopneumologia e estudantes das várias escolas de enfermagem fazem o seu estágio formativo no Serviço.

Anualmente, desde 2011, o Serviço de Cardiologia organiza o Congresso "Novas Fronteiras em Cardiologia" que se destina ao Ensino Pós Graduado da Cardiologia e que tem obtido notável sucesso. Todos os anos realiza-se o "Curso de Ecocardiografia" para médicos. Além disso nas várias unidades do Serviço, realizam-se estágios profissionalizantes, quer para médicos, quer para técnicos de cardiopneumologia.

Vários alunos de Mestrado Integrado em Medicina, Mestrado e Doutoramento realizam as suas atividades académicas no Serviço. Vários médicos do Serviço de Cardiologia colaboram em iniciativas de Formação Pós Graduada de várias sociedades científicas nacionais e internacionais.

Vai ser iniciado em 2018 um novo mestrado em reabilitação cardiovascular.

A continuação duma colaboração estreita com as Escolas de Enfermagem e de Tecnologias de Saúde dever-se-á também manter e reforçar, bem como com outras áreas de interesse comum, em particular com o Instituto Superior Técnico.