Atividade Científica e de Investigação


O Serviço tem em curso vários estudos e ensaios clínicos nacionais e internacionais, cujo número tem vindo a aumentar consideravelmente desde 2012, dando ainda total apoio à implementação de projetos da iniciativa do investigador.

Está prevista uma forte participação do Serviço no que respeita à Coordenação Nacional e Presença em Comités executivos de Ensaios Clínicos, participação ativa em comités de avaliação e peritagem internacional (ex. Programa Horizonte 2020, FCT) e reconhecidas posições de liderança em Organizações Cientificas nacionais e internacionais.

Quanto à produção científica, o Serviço de Cardiologia tem-se destacado nos últimos anos com várias publicações anuais em revistas científicas nacionais e internacionais com elevado fator de impacto perspetivando-se a continuidade do ritmo de publicação e a continuação da participação ativa dos elementos do Serviço em distintos Editorial Boards de revistas internacionais de referência, bem como participação como oradores convidados nas mais importantes reuniões internacionais da área.


Gabinete de Apoio à Investigação Cardiovascular (GAIC)

Em estreita colaboração com o Departamento de Coração e Vasos da Unidade Local de Saúde Santa Maria, E.P.E., onde se inclui o Serviço de Cardiologia, o GAIC assume-se como uma plataforma para investigadores e colaboradores na área cardiovascular.

A atividade central do GAIC é a Coordenação de Estudos e tem como objetivo, fomentar a eficácia e eficiência dos processos de investigação, dando resposta a standards de qualidade progressivamente mais exigentes. A equipa é composta por um grupo de Coordenadores especializados, devidamente qualificados e formados e com uma ampla experiência em investigação clínica.

Pode consultar mais informações na página web do GAIC .

Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa (CCUL)

O Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa – CCUL tem como missão contribuir para o conhecimento do sistema Cardiovascular, através de investigação interdisciplinar, permitindo a translação dos conhecimentos básicos para a prática clínica, de forma a intervir decisivamente no prognóstico, cuidados e qualidade de vida dos doentes. Pretende ainda contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e liderança na formação da próxima geração de cientistas.

O CCUL, a prestar apoio à Investigação científica desde 1980, conta atualmente com cerca de 100 investigadores dos quais 32 são Doutorados.

Pode consultar mais informações na página web do CCUL.