Informação Geral
Direção:
Unidades e respetivos Setores |
Administrador |
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· Receção Central · Centro de Contactos · Centro de Ambulatório · Gabinete de Taxas Moderadoras · Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade |
Dra. Madalena Rocha |
· Setor de Transporte de Doentes |
Dra. Teresa Delgado |
A Unidade de Gestão de Utentes (UGU) é uma unidade funcional do Serviço de Gestão Hospitalar.
Contacto
21 780 50 00
Competências
À Unidade de Gestão de Utentes compete:
- Organizar, manter atualizada e disponibilizar informação sobre as atividades de prestação de cuidados de saúde dos serviços e unidades funcionais de ação médica, bem como sobre os direitos e deveres do utente, através dos meios adequados, incluindo o acolhimento na instituição;
- Gerir as interações do utente com os diversos serviços no que respeita ao funcionamento operacional e seus aspetos logísticos, e no âmbito do sistema de informação, facultando ao utente a informação por este requerida;
- Articular-se com as entidades externas que referenciam os doentes para o Centro Hospitalar, prestando informações e solicitando os elementos necessários para o melhor encaminhamento do utente;
- Rececionar e promover o encaminhamento dos pedidos de consultas e de exames para os serviços adequados, assegurando o retorno da informação; assegurar a implementação do Programa Consulta a Tempo e Horas; garantir apoio administrativo à triagem clínica das primeiras consultas hospitalares e atribuição de níveis de prioridade;
- Garantir o registo atempado e correto de todos os atos médicos e serviços prestados, assegurando a cobrança das taxas moderadoras;
- Gerir e atualizar a informação sobre a movimentação do utente na organização, acautelando sempre a privacidade e confidencialidade dos dados;
- Gerir e coordenar a emissão dos termos de responsabilidade;
- Organizar e gerir o secretariado clínico;
- Assegurar e organizar o transporte de doentes em ambulância.
Estrutura
A Unidade de Gestão de Utentes é composta pelos seguintes setores:
Hospital de Santa Maria
- Receção Central
- Centro de Contactos
- Centro de Ambulatório
- Gabinete de Taxas Moderadoras
- Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade
- Setor de Transporte de Doentes
Hospital de Pulido Valente
- Secretaria Clínica
- Centro de Ambulatório
Do ponto de vista funcional, a UGU está organizada em duas grandes áreas. Uma área de Front -office, que agrega todas as funções relacionadas com o atendimento direto dos doentes, dos familiares, dos acompanhantes, das visitas e do público em geral e uma área de Back - office, que integra todas as funções administrativas de retaguarda relacionadas com a atividade assistencial prestada aos doentes do Centro Hospitalar.
Receção Central
À Receção Central compete:
- Acolher e esclarecer o utente que se dirige ao Centro Hospitalar;
- Rececionar pedidos de relatórios médicos ou informação relativa aos registos clínicos dos utentes;
- Cobrar taxas moderadoras;
- Emitir declarações de presença dos utentes;
- Rececionar pedidos de consultas;
- Disponibilizar cadeiras de rodas.
Localização: HSM - Piso 1
Centro de Contactos
O Centro de Contactos assegura o atendimento, quer telefónico, quer via eletrónica, aos utentes que entram em contacto com o CHLN, promovendo o encaminhamento das chamadas e e-mails para os serviços destinatários.
Efetua contactos telefónicos com os utentes, para diversos efeitos, nomeadamente, informações, expurgos de listas de espera, avisos e confirmação de realização de consultas e exames.
Contactos:
HSM |
HPV |
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Telefónico |
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Telefónico |
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217805000 |
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217548000 |
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Centro de Ambulatório
Ao Centro de Ambulatório compete acolher os utentes e garantir os procedimentos administrativos de suporte à atividade clínica realizada (identificação dos utentes, cobrança de taxas moderadoras, emissão de declarações de presença, registo de pedidos de consulta, introdução de pedidos de transporte, emissão de termos de responsabilidade, etc.).
Contactos:
HSM |
HPV |
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Telefónico |
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Telefónico |
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217805000 |
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217548269 |
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Localização: HSM – Piso 1; HPV – Piso 1 Edifício Lambert Moraes
Normas:
Ao Gabinete de Taxas Moderadoras compete assegurar a cobrança de taxas moderadoras.
Contactos:
HSM |
HPV |
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Telefónico |
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Telefónico |
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21 780 52 18 |
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21 754 83 02 |
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Localização: HSM - Piso 1 – Receção Central; HPV – Secretaria Clínica - Piso 1 Ed. D. Carlos
Legislação:
Decreto-Lei n.º 113/2011, de 29 de novembro – versão atualizada a 14/02/2017
Lei n.º 7-A/2016, de 30 de Março – artº 205º
Portaria n.º 64-C/2016, de 31 de Março – Tabela
Circulares Normativas:
Circular Normativa n.º 8 /2016 da ACSS, de 31-03-2016
Circular Normativa n.º 9 da ACSS/2015, de 24-04-2015 – Obrigatoriedade do registo do NIF
Circular Normativa n.º 35/2013 da ACSS, de 31-12-2013 – Meios de comprovação para dadores benévolos de sangue
Circular Normativa n.º 7/2013 da ACSS, de 25/12/2013 – Readmissão Hospitalar
Circular Normativa n.º 12/2012 da ACSS, de 30-01-2012 – Doença Oncológica
FAQ:
Perguntas Frequentes Taxas Moderadoras – ACSS – dezembro 2017
Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade
Ao Gabinete de Gestão de Termos de Responsabilidade compete gerir e coordenar a emissão de termos de responsabilidade e respetiva conferência de faturas.
Contactos:
CHLN |
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Telefónico |
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21 780 5263 |
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Localização: HSM – Receção Central; HPV – Secretaria Clínica - piso 1 Ed. D. Carlos.
Setor de Transporte de Doentes
O Setor de Transporte de Doentes valida os pedidos de transporte que são efetuados pelo médico e introduzidos pelos serviços requisitantes na plataforma informática.
Providencia transporte aos doentes que dele necessitem, nos termos da legislação em vigor.
Contactos:
CHLN |
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Telefónico |
|
217805116 |
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Localização: Piso 1 do HSM - Ambulatório
Norma:
Norma Transporte não Urgente de Doentes
Legislação:
Portaria n.º 142-B/2012 de 15 de Maio
Portaria n.º 83/2016 de 12 Abril
FAQ – ACSS Transporte não urgente de doentes