Serviço de Saúde Ocupacional

Informação Geral

Direção

Diretor: Profª Doutora Ema Sacadura Leite

Chefe de Enfermagem: Enf.ª Graça Temudo

Secretária de Unidade: Marina Xavier

 

Contactos

Tel: 21 780 5362 (Pólo HSM)

Ext: 55362 

Tel.: 21 754 8067 (Pólo HPV)

Ext: 31067

 

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Horário de Funcionamento

PÓLO HSM - entre as 8h e as 20h, de 2ª a 6ª feira

PÓLO HPV – entre as 8h e as 16h, de 2ª a 6ª feira

 

Localização

O Serviço de Saúde Ocupacional (PÓLO HSM) localiza-se no piso 9, acesso pelos elevadores 9,10 e 17.

O Serviço de Saúde Ocupacional (PÓLO HPV) localiza-se no piso 1, no Edifício D. Carlos.

 

Apresentação

O Serviço de Saúde Ocupacional engloba dois pólos, um localizado no Hospital de Santa Maria (HSM) e outro no Hospital Pulido Valente (HPV). 
No HSM, o Serviço foi criado em 2006 e no HPV em 1991. Desde 15 de Novembro de 2013 constitui um único Serviço, orientado para a prevenção dos riscos profissionais e para a proteção / promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do CHLN.  

Desde 29 de Julho de 2016, o Serviço de Saúde Ocupacional tem a Certificação de Qualidade pela ISO 9001 para a prestação de serviços internos de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho para os profissionais do CHLN. 

 apcer logo

Estrutura do Serviço

O Serviço inclui dois sectores que se completam a nível da avaliação e gestão de riscos de natureza profissional:

A Medicina e a Enfermagem do Trabalho: 

Realiza exames de saúde relacionados com a prevenção, investigação e tratamento precoce de doenças profissionais, doenças relacionadas com o trabalho, doenças agravadas pelo trabalho e de acidentes de trabalho. A medicina do trabalho é responsável pela avaliação da aptidão médica para o trabalho e promove a adaptação do trabalho às capacidades / situação de saúde do trabalhador. 

A enfermagem do trabalho, além da colaboração nos exames de saúde e na educação para a saúde, é também responsável pela implementação de ações em diversos programas, de que são exemplos o programa de vacinação e a monitorização dos rastreios de exposição não protegida a agentes biológicos.

- A Segurança e Higiene do Trabalho:

Realiza o estudo e controlo das condições de trabalho e da atividade profissional que podem contribuir para a ocorrência de doenças profissionais e de acidentes de trabalho, através da metodologia de avaliação e de gestão dos riscos de natureza profissional. 

O Serviço de Saúde Ocupacional estabeleceu ainda protocolos de colaboração com outros serviços do CHLN com o objetivo de contribuir para a proteção e promoção da saúde do profissional do CHLN. 

Missão

Prevenção e gestão dos riscos profissionais e proteção da saúde e da segurança dos profissionais do CHLN, em especial no que respeita ao binómio trabalho-saúde e à adaptação da atividade à situação de saúde dos profissionais, de acordo com a política de Saúde, de Higiene e de Segurança definida para os profissionais do CHLN. Para tal, tem em curso diversos programas de gestão de riscos profissionais que incluem ações em diferentes áreas de intervenção, tais como: 

  • A vigilância da saúde, orientada em função dos riscos profissionais, e a aptidão médica que visa a adaptação da atividade às capacidades de trabalho dos trabalhadores;
  • A vigilância do ambiente de trabalho, designadamente através do controlo da exposição a fatores de risco de natureza profissional no local de trabalho;
  • A formação e informação em Saúde, Higiene e Segurança;
  • A promoção da saúde e a educação para a saúde.

Inclui ainda, na sua missão, a investigação e a formação pré e pós-graduada.

O Serviço é considerado idóneo para a formação específica de Medicina do Trabalho pelo que, desde 2013, recebe internos desta especialidade médica. Formou ainda médicos do trabalho no âmbito do plano transitório de formação (PTF) da Ordem dos Médicos, desde há vários anos. As formações pré-e pós-graduadas englobam também a orientação de estagiários na área da Segurança e Higiene do Trabalho, da Enfermagem do Trabalho e de outras áreas afins da Saúde Ocupacional. 

 

Política de Qualidade

A Política da Qualidade do SSO procura, através da gestão dos recursos humanos e técnicos disponíveis, cumprir a missão de prestar serviços internos de saúde, higiene e segurança no trabalho diferenciados e de excelência aos profissionais do CHLN, nas vertentes de prevenção de riscos profissionais e protecção da sua saúde.

 

Os princípios orientadores da correspondente política da qualidade (objectivos gerais) são:

  1. Gerir mecanismos para o cumprimento dos requisitos e melhorar continuamente a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a Norma NP EN ISO 9001;
  2. Promover a excelência dos serviços prestados aos profissionais do CHLN;
  3. Assegurar uma avaliação contínua dos resultados e sistematizar o registo e análise de informação;
  4. Assegurar mecanismos de supervisão de materiais e equipamentos necessários para a actividade, verificando que respeitam os padrões de qualidade exigidos;
  5. Promover o envolvimento de todos os profissionais, através da motivação e da formação, visando a melhoria e optimização contínuas dos serviços prestados.

Recursos Humanos

A Equipa de Saúde Ocupacional engloba médicos do trabalho, enfermeiros e técnicos de Segurança e Higiene do Trabalho. Inclui também assistentes técnicos e uma assistente operacional. Os internos da formação específica em Medicina do Trabalho fazem parte integrante da equipa.