Serviço de Auditoria Interna

Informação Geral

Constituição

Auditora Interna/Diretora de Serviço 

Maria de Jesus Barata

Técnicos Auditores

João Alexandre Guerreiro Apolinário

 

Assistente Técnico

Célia Lopes

 

Contatos

Telf.: 217548223

Ext.: 31223

Fax.: 217548383

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Localização

Hospital Pulido Valente 

Edifício D. Carlos, Piso 2

Auditoria Interna

Auditoria Interna

“Atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operações de uma organização. Assiste a organização na consecução dos seus objetivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação da eficácia dos processos de gestão de risco, controlo e governação.” IIA (The Institute of Internal Auditors)

 

Serviço de Auditoria Interna

O Serviço de Auditoria Interna (SAI) existe de acordo com o Decreto-lei n.º 183/2015 de 31 de agosto, onde a auditoria interna passa a integrar a estrutura orgânica dos hospitais EPE, passando a ter a designação de Função de Auditoria Interna (FAI) no modelo de governação por Serviço de Auditoria Interna.

Atribuições e Objectivos

Avaliação dos processos de controlo interno e de gestão de riscos, nos domínios contabilístico, financeiro, operacional, informático e de recursos humanos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento contínuo.

Responsabilidades

Fornecer ao CA análises e recomendações sobre as atividades revistas para melhoria do funcionamento dos serviços;
Receber comunicações de irregularidades sobre a organização e funcionamento do hospital EPE, apresentadas pelos demais órgãos estatutários, trabalhadores, colaboradores, utentes e cidadãos em geral;
Elaborar o plano anual de auditoria interna;
Elaborar anualmente um relatório sobre a atividade desenvolvida, em que se refiram os controlos efetuados, a anomalias detetadas e as medidas corretivas a adotar.

Normas de Conduta

A auditoria interna pauta a sua atuação pelos princípios de ética usualmente aceites baseados na integridade, objetividade, confidencialidade e competência.
O serviço de auditoria interna respeita as Normas para a Prática Profissional de Auditoria Internas do IIA – The Institute of Internal Auditors.

Legislação Aplicável

A atividade da função auditoria interna rege-se pelas disposições do seu regulamento interno, pelas decisões e deliberações do conselho de administração e demais legislação aplicável.

Aplica-se também o Decreto-lei n.º 18/2017, de 10 de fevereiro, o regime jurídico do setor empresarial do Estado, o Código das Sociedades Comerciais e as normas de auditoria interna geralmente aceites.

Documentos

Plano Anual de Auditoria Interna

Plano Anual de Auditoria Interna para 2020 aprovado pelo Conselho de Administração em 5 de Dezembro de 2019, ata nº66/2019

 

Regulamento Interno

Regulamento Interno do Serviço de Auditoria

Regulamento de Comunicação de Irregularidades

Regulamento de Comunicação de Irregularidades

Contacto: E-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Monitorização do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Monitorização do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas