Centro Hospitalar Lisboa Norte

Serviço de Auditoria Interna

Informação Geral

Constituição

Auditora Interna/Diretora de Serviço 

Antonieta de Fátima Melo Ávila

Técnicos Auditores

João Alexandre Guerreiro Apolinário

 

Assistente Técnico

Ana Maria Mendes Pinto

 

Contatos

Telf.: 217805098

Ext.: 55098/52828

 

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Localização

 

Piso 08, elevadores 07, 18 e 19

Auditoria Interna

Auditoria Interna

“Atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operações de uma organização. Assiste a organização na consecução dos seus objetivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação da eficácia dos processos de gestão de risco, controlo e governação.” IIA (The Institute of Internal Auditors)

 

Serviço de Auditoria Interna

O Serviço de Auditoria Interna (SAI) existe de acordo com o Decreto-lei n.º 183/2015 de 31 de agosto, onde a auditoria interna passa a integrar a estrutura orgânica dos hospitais EPE, passando a ter a designação de Função de Auditoria Interna (FAI) no modelo de governação por Serviço de Auditoria Interna.

Atribuições e Objectivos

Avaliação dos processos de controlo interno e de gestão de riscos, nos domínios contabilístico, financeiro, operacional, informático e de recursos humanos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento contínuo.

Responsabilidades

Fornecer ao CA análises e recomendações sobre as atividades revistas para melhoria do funcionamento dos serviços;
Receber comunicações de irregularidades sobre a organização e funcionamento do hospital EPE, apresentadas pelos demais órgãos estatutários, trabalhadores, colaboradores, utentes e cidadãos em geral;
Elaborar o plano anual de auditoria interna;
Elaborar anualmente um relatório sobre a atividade desenvolvida, em que se refiram os controlos efetuados, a anomalias detetadas e as medidas corretivas a adotar.

Normas de Conduta

A auditoria interna pauta a sua atuação pelos princípios de ética usualmente aceites baseados na integridade, objetividade, confidencialidade e competência.
O serviço de auditoria interna respeita as Normas para a Prática Profissional de Auditoria Internas do IIA – The Institute of Internal Auditors.

Legislação Aplicável

A atividade da função auditoria interna rege-se pelas disposições do seu regulamento interno, pelas decisões e deliberações do conselho de administração e demais legislação aplicável.

Aplica-se também o Decreto-lei n.º 233/2005, de 29 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 12/2015, de 26 de janeiro, e alterado pelo Decreto-lei n.º 183/2015, de 31 de Agosto, o regime jurídico do setor empresarial do Estado, o Código das Sociedades Comerciais e as normas de auditoria interna geralmente aceites. 

Documentos

Plano Anual de Auditoria Interna

Plano Anual de Auditoria Interna para 2015

Plano Anual de Auditoria Interna para 2016

Regulamento Interno

Regulamento Interno do Serviço de Auditoria

Regulamento de Comunicação de Irregularidades

Regulamento de Comunicação de Irregularidades

Contacto: E-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Monitorização do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas

Monitorização do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas