Hospitalização Domiciliária vai começar

quarta-feira, 04 dezembro 2019 17:41

Sabe que há uma alternativa ao internamento no hospital, que lhe permite receber os cuidados que precisa, com qualidade e segurança, não estando sujeito a mudanças de ambiente, com a comodidade a que está habituado na sua casa?

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar a funcionar e será apresentada no dia 10 de Dezembro na conferência Cuidados Para Além das Fronteiras do Hospital, que assinala os 65 anos do Hospital de Santa Maria.

A admissão à hospitalização domiciliária é voluntária e é feita após avaliação da adequação da situação clínica e o preenchimento de consentimento informado da UHD, na presença de um cuidador/familiar, a pessoa designada pelo doente e que assegura a articulação com a Unidade de Hospitalização Domiciliária.

A Equipa é constituída por médicos, enfermeiros e assistente social e as visitas domiciliárias serão realizadas diariamente, com apoio permanente. A hospitalização em casa obedece a critérios clínicos, sociais e geográficos, sempre com a concordância do cidadão e da família.

Modelo de sucesso em outros hospitais portugueses e em Espanha, onde tem já grande implantação, a Hospitalização Domiciliária é uma alternativa ao internamento convencional para casos seleccionados, garantindo os mesmos níveis de segurança e qualidade no acompanhamento dos doentes.

Em breve, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte também vai passar por sua casa.