Comemoração do Dia Mundial da Diabetes no Hospital Pulido Valente

sexta, 13 novembro 2015 11:58

O Dia Mundial da Diabetes é a maior campanha a nível mundial de consciencialização sobre a diabetes. Foi criado em 1991, pela Internacional Federação da Diabetes e pela OMS, tornando-se, em 2007, dia oficial. Integra campanhas que têm por objetivo focar aspetos distintos, no sentido de minorar as morbilidades desta doença e por outro lado, prevenir o aparecimento de novos casos. O tema deste ano centraliza-se na alimentação saudável, convergindo para a escolha dos alimentos, no sentido de optar pelos que, na sua constituição, têm menos açúcares e são nutricionalmente mais corretos.

Sendo um tema muito direcionado para a alimentação, a equipa de enfermagem das Consultas Externas associa-se ao serviço de dietética e nutrição do Hospital Pulido Valente (HPV) nesta atividade. A atividade em causa pretende ter uma vertente mais prática e útil nas escolhas que as pessoas têm que fazer nas suas compras de mercearia diariamente, tentando seguir as regras da boa alimentação e os conselhos que são fornecidos pelos profissionais de saúde, no sentido de melhor controlar os seus níveis de glicémia. Assim, o móbil da campanha passa por informar como ler os rótulos das embalagens dos alimentos, descodificando a mensagem que ali é produzida.

A atividade irá consistir em organizar um espaço, muito idêntico a uma mercearia, com exposição de algumas embalagens de produtos (iogurtes, bolachas, bebidas engarrafadas, frutas, farináceos, etc.) para que os clientes façam as suas “pseudo compras”, lendo os rótulos com ajuda de um profissional de saúde. Está igualmente previsto um rastreio com a avaliação da glicemia capilar aos participantes.

A atividade irá ser apadrinhada por uma figura pública do futebol português, o jogador Júlio César (guarda-redes da equipa principal do Benfica).

Os profissionais envolvidos na campanha serão visualmente reconhecidos pela utilização de uma camisola com o símbolo da Campanha da Diabetes.

O evento ira decorrer no dia 16 de novembro entre 9h00 e as 13h00, estando agendado para as 10h/10h30m a presença do jogador (o Dia Mundial da Diabetes comemora-se no dia 14 de novembro, sábado, mas para ter uma maior adesão por parte dos utentes transitou para o dia 16 de Novembro, segunda-feira).