"A Choice Of Challenges in Breast Cancer”

terça, 28 outubro 2014 15:41

"A Choice Of Challenges in Breast Cancer”  conferência inaugural do 60º aniversário do HSM revelou-se um sucesso

Outubro, mês por excelência ligado à luta contra o Cancro da Mama foi o mote para, e de acordo com a temática em discussão, dar lugar à Conferência Inaugural de Comemoração do 60º aniversário do Hospital de Santa Maria (HSM-CHLN), subordinada ao tema “A Choice of Challenges in Breast Cancer”.

A conferência que decorreu no dia 22 de outubro, no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz do HSM contou, na sessão de abertura com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAMS), Dr. Fernando Leal da Costa, do Vogal Executivo do CHLN, e do Diretor do Serviço de Oncologia da Instituição e principal mentor desta conferência, Prof. Doutor Luís Costa.

O Vogal Executivo do CHLN, em representação do Sr. Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Neves Martins transmitiu algumas palavras iniciais cumprimentando os presentes e agradecendo o empenho dos profissionais do CHLN, nomeadamente do Prof. Luís Costa, bem como as restantes Instituições que colaboraram para a realização deste evento científico.

Enaltecendo a realização da tarefa que muito enriquecerá a comunidade hospitalar referiu que a «(…) experiência enquanto gestor diz-me que em Oncologia, as necessidades vão muito para além do conhecimento médico e científico. Os avanços das últimas décadas, possibilitando mais tempo de vida às populações, também permitiram aumentar as taxas de cura ou, pelo menos, a sobrevivência dos doentes. Garantir um tratamento de qualidade não é apenas proporcionar o melhor tratamento disponível no momento. É, também, garantir o acesso aos cuidados de saúde e a equidade no acesso ás novas tecnologias e aos novos programas terapêuticos sem esquecer o apoio social e familiar uma vez que a doença oncológica afeta não só os doentes mas também os que os rodeiam.

«A Inovação e o Desenvolvimento» acrescentou, no discurso, «constituem-se num dos eixos estratégicos da atividade da nossa Instituição, mas o mesmo só se torna efetivo quando complementado e alicerçado numa resposta célere, atempada e eficiente do processo assistencial.»

O SEAMS, que presidiu à sessão inicial, ressaltou na qualidade de figura de Estado e de profissional da área da Saúde, a importância desta Conferência, nomeadamente da oportunidade e dos benefícios para a prestação de cuidados, provenientes deste evento científico proporcionado para debate e discussão, em torno das mais recentes novidades no tratamento do Cancro da Mama.

“A Choice of Challenges in Breast Cancer” constituiu-se por um programa de elevada qualidade, composto por vários oradores, internacionais e nacionais, que trouxeram aos participantes as mais recentes novidades do Estado da Arte no tratamento da patologia da mama. O programa da Conferência "A Choice of Challenges in Breast Cancer" reuniu quatro temas nucleares para o tratamento do cancro da mama. Os dois primeiros temas da Sessão I, apresentados pela Dr.ª Inês Vaz-Luís e pela Dr.ª Faina Nakhlis, abordaram questões do tratamento médico e cirúrgico do cancro da mama em fase inicial. A conclusão nuclear destas exposições centra-se na premissa de estar diretamente dependente da biologia do tumor, a realização de intervenções mais ou menos invasivas. O caminho futuro da investigação permitirá explicar quais as doentes que podem ser poupadas à quimioterapia e/ou a cirurgias mais invasivas na axila.

Na sessão II, a Dr.ª Kimberly Blackwell e a Dr.ª Sara Hurvitz ofereceram à plateia uma revisão brilhante sobre as novas terapêuticas para ultrapassar a resistência à toma de Trastuzumab ou à terapêutica hormonal para doentes com cancro metastizado. Nesta sessão, ficou comprovado que foi graças ao melhor conhecimento da biologia do cancro que se sabe, atualmente, como encontrar novas soluções e estratégias de combate para a doença da mama em estadio avançado.

Após cada uma das 4 apresentações, os preletores e a audiência, foram confrontados com a apresentação de casos clínicos reais e de difícil decisão. Estes foram momentos particularmente interessantes e profícuos pela partilha de opiniões e experiências proporcionados. A apresentação destes casos contou com a colaboração do Centro Hospitalar Lisboa Norte, na pessoa da Dr.ª Isidra Cantante, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Porto e, também, do Hospital Beatriz Ângelo.

A cerimónia de encerramento desta conferência contou com a presença do Diretor Clínico do CHLN, Prof. Doutor Miguel Oliveira da Silva que realçou a qualidade e a importância, para a Instituição, da realização de eventos científicos desta natureza parabelizando a comissão organizadora pelo sucesso da iniciativa.