Gabinete do Cidadão

Gabinete do Cidadão


Natureza e Fins

O Gabinete do Cidadão é um serviço criado nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial 26/86, de 30 de Junho, constituindo uma manifestação concreta do direito de petição, constitucionalmente consagrado, por via do qual todos os cidadãos têm a faculdade de apresentar, junto de quaisquer autoridades, petições, reclamações ou queixas para defesa dos seus direitos.

O Gabinete do Cidadão destina-se a receber as reclamações, sugestões e opiniões dos utentes do Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, constituindo assim, simultaneamente, um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa dos utentes.

Objetivos

 
  • Melhorar o atendimento dos doentes
  • Fomentar a Humanização dos Serviços
  • Promover a eficácia e a qualidade
  • Reforçar a acessibilidade

Atribuições

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres
  • Receber reclamações sobre o funcionamento dos Serviços
  • Reduzir a escrito as reclamações orais, quando os reclamantes o não possam fazer
  • Receber sugestões dos utentes
  • Contribuir para a Humanização

Via de Apresentação das suas Exposições

 

 

Existem vários instrumentos ao seu dispor para nos enviar a sua sugestão/reclamação:

 

CHLN/Hospital de Santa Maria

 

 

No Hospital

  • Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Cidadão, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do Centro Hospitalar, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.
  • Livro de Reclamações (disponíveis na Receção Central, Centro Ambulatório, Consulta de Pediatria, Unidade de Gestão Clínica – Relatórios Clínicos, Laboratório de Química Clínica e Bacteriologia, Serviço de Recursos Humanos, Serviço de Gestão Financeira – Tesouraria, Serviço de Imagiologia, Gabinete do Cidadão e Serviços de Urgência Central, Pediatria e Ginecologia/Obstetrícia.)
  • Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 19 recetáculos)Via PostalGabinete do Cidadão Centro Hospitalar Lisboa Norte Hospital de Santa Maria Avenida Professor Egas Moniz 1649-035 LisboaPor Fax21 780 56 04Por E-mailgabinete.cidadao@chln.min-saude.pt
 

CHLN/Hospital Pulido Valente

No Hospital
  • Atendimento personalizado efetuado por um assistente social, aos utentes que recorrem diretamente ao Gabinete do Utente, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, em termos que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do Centro Hospitalar, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos Serviços.
  • Livro de Reclamações (Pneumologia - Piso 4 – Edifício Rainha D. Amélia, Cirurgia Geral e Digestiva – Edifício D. Carlos I, Medicina Interna 1 - Piso 0 – Edifício D. Carlos I)
  • Caixas de Sugestões/Opiniões (existem 22 recetáculos)Via PostalGabinete do Cidadão Centro Hospitalar Lisboa Norte Hospital de Pulido Valente Alameda das Linhas de Torres, 117 1769-001 LisboaPor Fax21 754 80 21Por E-mailgabinete.cidadao@chln.min-saude.pt
 

Horário e Local de Funcionamento

CHLN/Hospital de Santa Maria

▪ O Gabinete do Cidadão funciona todos os dias úteis das 9h00m  às 16h30m, no Piso 1.

CHLN/Hospital de Pulido Valente

▪ O Gabinete do Cidadão funciona todos os dias úteis das 9h00m às 16h30m, no r/c do Edifício D. Carlos I.

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