Serviço de Estomatologia

Informação Geral

Direção

Diretor: Prof. Doutor Francisco Salvado e Silva

Enfermeira-Chefe: Enfª Ana Vitória Baptista Almeida

Administrador Hospitalar: Dra. Dália Oliveira

Contactos

 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telefone Geral: 217805000

Corpo Clínico do Serviço

  • Prof. Doutor Francisco Salvado e Silva (Director)
  • Prof. Doutor Ivo Piedade Álvares Furtado
  • Dr. Manuel Martins Lopes
  • Dra. Maria João M. Alves de Castro
  • Dr. João António G. Rebocho Vaz
  • Dra. Sónia Santos Carvalho
  • Dra. Cecília Maria Franco Caldas
  • Dr. Paulo Alexandre D. Palmela
  • Dr. Mário Augusto Rosário
  • Dra. Adelina Soares A. Vera Cruz
  • Dr. Nuno Zeferino Santos
  • Dr. António Cabral Capelo
  • Dr.ª Fátima Camacho (HPV)
  • Dr. José Júlio Marques
  • Dr. Miguel Amaral Nunes
  • Dra. Rita Simão

 

Médicos em Formação Específica de Estomatologia:

  • Dra. Marta Andreia Dias Galrito
  • Dra Adelia Ramazanova
  • Dra. Ana Silva Martins
  • Dra. Margarida Cassiano
  • Dra. Sara Fontes
  • Dr. João André Correia
  • Dr. José Ricardo Ferreira

 

Localização

História do Serviço

O Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria (hoje Centro Hospitalar Lisboa Norte), integra esta Instituição desde o ano de 1954. Com mais de meio século a historia deste Serviço confunde-se em muitos pontos com o trajeto da Especialidade de Estomatologia em Portugal.

A designação de Estomatologia apareceu pela primeira vez em 1868 no "Traité de Stomatologie" do Medico Francês Andrieu E. referindo-se a um conhecimento Médico que incluía a Odontologia, a Medicina e a Cirurgia de todo o aparelho estomatognático do qual fazem parte as estruturas anatómicas orais e maxilo faciais.

A herança histórica do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria remonta, à Consulta de Estomatologia do Hospital Escolar de Santa Marta, criada em 1910 por Tiago Marques seu primeiro Diretor.

(Tiago Marques, fundador da Consulta de Estomatologia do Hospital Escolar de Santa Marta)

Por esta Consulta passaram grandes os pioneiros da Estomatologia Portuguesa. Brito Ferreira, Ferreira da Costa, Mendes Bragança, César Batalha, Aristides de Barros, Júlio Gonçalves, Reis Mata, Pinheiro Valdez, António Gamito, Nunes Bonfim, António Paúl e Marques Manaças exerceram atividade Clínica nesta Consulta.

A 25 de Maio de 1911 é criada a Especialidade de Estomatologia em Portugal definida como "A Especialidade Médico-Cirúrgica que trata de todas as doenças da boca e dos órgãos não só nela contidos, como das estruturas maxilo faciais adjacentes, permitindo assim ao clínico ligar as relações das doenças desta região com as do restante organismo e inversamente as do restante organismo com as desta região ". Reconhece-se que a Odontologia é uma das áreas da Estomatologia que no entanto a ela não se limita.

Embora inaugurado oficialmente em 1953, o Hospital de Santa Maria só inicia as suas atividades clínicas em 1954 ano em que tiveram inicio as atividades escolares e assistenciais do Serviço de Estomatologia, dirigido por José Fernandes Cruz (seu primeiro Diretor).

( José Fernandes Cruz primeiro Diretor do Serviço de Estomatologia e Cirurgia Maxilo-Facial do Hospital de Santa Maria)

 

(Sessão clínica no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria aquando da sua fundação em 1954)

José Fernandes Cruz, iniciou a sua atividade no Hospital Escolar de Lisboa (Santa Marta) efetuando formação médica pós-graduada em Berlim e Hamburgo, (após a 2ª Guerra Mundial). Aqui trabalhou com Schuchard., Cirurgião Maxilo-Facial de renome Mundial, e que visitou, em várias ocasiões o Serviço de Estomatologia.

Fernandes Cruz morre tragicamente em 1958. Assume então a Direção interina do Serviço Ana Júlia Barros Marinhas a sua mais direta colaboradora, que procurou manter as orientações técnico-científicas do Serviço, promovendo para além da atividade assistencial, a formação de Especialistas de Estomatologia e atraindo ao Serviço em reuniões e cursos que organizava, Estomatologistas de todo o País.

(Curso ministrado no Serviço de Estomatologia por Perrelet - Professor de Prostodontia da Universidade Genève - e com a presença da Diretora interina, Ana Júlia Barros Marinhas, já na altura com transmissão televisiva)

Em 1958, o Serviço de Estomatologia passa a ser designado por Serviço de Estomatologia e Maxilo-Facial, sendo responsável pela Estomatologia Ana Júlia Barros Marinhas e pela Cirurgia Maxilo Facial José Conde.

Em 1963, realiza-se concurso de provimento de um lugar de Diretor do Serviço de Estomatologia e Maxilo-Facial do Hospital de Santa Maria, tendo sido aprovado por unanimidade e distinção o candidato António Maria Baptista Fernandes, Estomatologista de formação e posteriormente Cirurgião Plástico.

Mantinha-se o Serviço de Estomatologia como principal entidade formadora de Estomatologistas em Lisboa.

Entre 1976 e 1981 são os Médicos formados no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria que dão inicio ao processo de criação de uma Escola Superior de Medicina Dentaria em Lisboa no Campus Universitário da Universidade de Lisboa.

O Quadro Médico de Estomatologia sofre então uma renovação com a integração de um grande número de jovens Especialistas.

Estreita-se também a ligação do Serviço à Faculdade de Medicina de Lisboa com a prestação de provas de doutoramento e agregação de António Maria Baptista Fernandes, a 16 de Abril de 1983.

(António Maria Baptista Fernandes durante as provas de Doutoramento na Faculdade de Medicina de Lisboa)

Em 1987, o Serviço de Estomatologia toma a iniciativa de organizar, as primeiras Jornadas Hospitalares de Estomatologia, dedicadas ao Ensino da Estomatologia nas Faculdades de Medicina.

(Mesa da presidência das 1ª Jornadas Hospitalares de Estomatologia na aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa)


(O Ensino da Estomatologia no Notícias Médicas por ocasião das 1ª Jornadas Hospitalares de Estomatologia)

Em 1988, e após jubilação de Baptista Fernandes, ocupa o lugar de Diretor do Serviço de Estomatologia Maria Júlia Amaral, Professora da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Com a vacatura do lugar de Chefe de Serviço de Estomatologia, é aberto Concurso de Provimento de uma vaga que é ocupada por Pedro Albuquerque de Sá e Melo, Assistente Hospitalar proveniente dos Hospitais Civis de Lisboa.

Em 1993, sendo Diretor de Serviço de Cirurgia Plástica, e Estomatologia Acácio Cordeiro Ferreira, e sob proposta da Administração do Hospital de Santa Maria, presidido por Miguel Carneiro de Moura é efetuada a autonomização do Serviço de Estomatologia (6 de Abril de 1996).

(Acácio Cordeiro Ferreira – Diretor do serviço de Estomatologia 1993-1996)

No dia 2 de Maio de 1996 é nomeado Diretor do Serviço de Estomatologia, Pedro Albuquerque de Sá e Melo, por despacho e deliberação do Conselho de Administração do H.S.M.

(Sá e Melo - Diretor de Serviço de 1996 a 2008)

Em 1998 são construídas novas instalações (consideradas provisórias) passando o Serviço de Estomatologia a funcionar no piso o1 do Hospital de Santa Maria a partir de Maio desse ano.

Em Maio de 2008 á nomeado Diretor de Serviço por despacho do Conselho de Administração Francisco Salvado e Silva, Assistente Hospitalar Graduado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Lisboa.

(O atual Serviço de Estomatologia - Sala de Espera - Receção - Área de Consultas)

(O atual Serviço de Estomatologia - Gabinete de Consulta)

(O atual Serviço de Estomatologia - Gabinete de Consulta e Sala de Cirurgia)

Diretores de Serviço:

Período
Diretores

1954 - 1958

Dr. José Fernandes Cruz

1958 – 1963

Dra. Ana Júlia Barros Marinhas

1963 - 1988

Prof. Doutor. António Batista Fernandes

1988 - 1993

Prof. Doutora. Maria Júlia Amaral

1993 - 1996

Prof. Doutor. Acácio Cordeiro Ferreira

1996 - 2008.

Dr. Pedro Albuquerque de Sá e Melo

2008 -

Prof. Doutor. Francisco Salvado e Silva

Caraterização do Serviço

O Serviço de Estomatologia é responsável pelo atendimento dos doentes com patologia médica e Cirúrgica do território oral e maxilar incluindo três áreas:

Área Médica que não é controlada eficazmente por outras especialidades médicas e que inclui a dor facial, patologia óssea maxilar, das glândulas salivares, do sistema vascular e linfático e da mucosa oral. Patologias que podem ser primárias ou manifestação de doença sistémica muitas vezes como sinais de alerta para essas mesmas doenças.

Área dentária que inclui as alterações patológicas do órgão dentário (individual ou de conjunto) como a cárie, a má oclusão e as malformações dento maxilares. Neste campo devemos ainda incluir a patologia gengival, a ortopedia dento facial a reabilitação oral nas suas formas mais atuais como a implantologia.

Área Cirúrgica que inclui a cirurgia dos maxilares, dos traumatismos oro maxilares, patologia oncológica oral e cirurgia dos órgãos anexos da cavidade oral. Muitas destas áreas são de fronteira com outras especialidades o que permite a interdisciplinaridade de tratamento.

A atividade do serviço está articulada com outros serviços hospitalares nomeadamente: Oncologia, Reumatologia, Pediatria, Cirurgia Plástica, Hematologia, Anestesiologia, ORL, Cardiologia, Anatomia Patológica e Imagiologia.

Articula-se no âmbito da Unidade setentrional de Saúde de Lisboa com os Centros de Saúde desta área.

Incluído num Hospital Universitário, desde a sua fundação tem funções de ensino pré e pós-graduado e de investigação.

Missão

O Serviço de Estomatologia tem como missão:

Prestar assistência diferenciada aos doentes da região de influência do Hospital da Santa Maria e ainda a todos aqueles que sejam referenciados de outras Unidades de Saúde da Zona Sul onde não existam Serviços de Estomatologia abrangendo principalmente as seguintes áreas:

  • Patologia Médica e Cirúrgica do território oral e maxilo facial local ou como manifestação de doença ou terapêutica sistémica.
  • Patologia traumática aguda ou sequelas de traumatismos.
  • Patologia da Articulação Temporo Mandibular (A.T.M.).
  • Dismorfias dento maxilares
  • Malformações congénitas da face.
  • Dor facial.
  • Área Dentária:
    • Alto risco infeccioso associada ou não a imunossupressão.
    • Discrasias hemorrágicas.
    • Handicap psíquico e/ou motor.
    • Reabilitação oral complexa.
    • Patologia que aconselhe tratamento em ambiente hospitalar.
  • Garantir a formação de internos da Especialidade de Estomatologia.
  • Permitir e coordenar a formação na área da Patologia e Cirurgia Oral e Maxilo Facial a todos os profissionais de saúde da área influência do Hospital de Santa Maria e da Região Sul.
  • Prestar formação na área da Patologia e Cirurgia Oral e Maxilo Facial em processos integrados Universitários de formação pré e pós graduada
  • Investigar na sua área de intervenção.
  • Estabelecer protocolos, de assistência a doentes, ensino e investigação com as estruturas de saúde da área de influência do CHLN.

Atividade Assistencial

A actividade do Serviço é desenvolvida numa área de consulta de ambulatório, no bloco operatório, em enfermaria, e no laboratório de prótese.

Unidade de Cirurgia Oral

Prof Doutor Francisco Salvado, Dr.ª Cecília Franco Caldas (Coordenadora), Dr. Nuno Zeferino Santos
Consultas: 2ªs e 5ªs Feiras

Tratamento da Patologia Cirúrgica Oral e dos Maxilares sob anestesia local, loco regional ou geral.
Os doentes são referenciados pelos diversos Unidades do Serviço bem como de outras Instituições e Serviços de Saúde com quem o Serviço de Estomatologia tem protocolos de colaboração clínica.

Unidade de Ortopedia Dento Facial

Coordenador; Dr.ª Maria João Alves de Castro
Consultas: 3ª e 4ªs Feiras

Na Consulta de Ortopedia Facial, do Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria, são tratados doentes portadores de mal oclusões dentárias associadas ou não a disgnacias de síndromes craniofaciais, por especialistas para tal educados e diferenciados.
O grupo etário interessado vai desde o nascimento à idade 14 anos.
O Hospital de Santa Maria do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, não fornece qualquer tipo de aparatologia, quer fixa ou removível para a realização dos tratamentos correctivos necessários à aparatologia em causa.
Disponibiliza para além de um gabinete dentário asséptico para esse fim, um médico especialista em Ortopedia Facial e Ortodontia pela Universidade de Bergen – Noruega, uma enfermeira e todo o armamentário de base essencial ao trabalho técnico a realizar.
O doente deverá responsabilizar-se pela aquisição e manutenção da aparatologia necessária ao seu tratamento introdutório e/ou correctivo.
As marcações serão efectuadas após uma Consulta de Triagem a realizar as quintas-feiras entre as 12 -13 horas ou 14 – 16 horas pelo médico responsável pela Consulta de Ortopedia Facial e Ortodôncia.
O doente deverá trazer:
·  Relatório clínico detalhado, onde conste o motivo de consulta, história clínica pregressa, as intervenções cirúrgicas efectuadas e tratamentos realizados. Exames complementares de diagnóstico
·  Estudo bioquímico
·  Registo da medicação que efectua
O doente deverá apresentar-se 30 minutos antes da hora marcada para realização da consulta, afim de preencher todos os requisitos administrativos.
As consultas previamente agendadas serão realizadas a hora estipulada com uma tolerância de +/ – 15 minutos.
Um consentimento informado é assinado em formulário próprio antes do início de qualquer tratamento. Este consentimento informado assinado pelo doente e pelo clínico responsável é condição necessária a efectivação do tratamento.

Unidade de Ortodôncia

Coordenação: Direcção de Serviço
Consultas: 2ª e 4ªs Feiras

Na Unidade de Ortodôncia são tratados doentes portadores de mal oclusões dentárias associadas ou não a alterações esqueléticas maxilo faciais.
As marcações de primeiras consultas são realizadas directamente no serviço de Estomatologia do H. S. M. pela coordenação da consulta e formalizadas  na recepção.
Por regra geral apenas são aceites doentes oriundos da consulta de Odontopediatria, Cirurgia Plástica, Cirurgia Oral ou de consultas com protocolos com o Serviço de Estomatologia do CHLN.

Unidade  de Medicina Oral

Corpo Clinico: Prof Doutor Francisco Salvado, Drs Cecilia Caldas, Paulo Palmela, Marta Galrito e Isabel Fonseca ( Dermatologia).

Na Consulta de Medicina Oral são observados e tratados doentes com queixas orais associadas a patologia local  e/ou sistémica bem como  lesões que interessem os tecidos orais necessitando de seguimento ou diagnóstico clinico e histológico correcto e atempado.

Unidade de Tratamento de Utentes com Necessidades Especiais

Coordenador: Dr.ª Adelina Aguiar
Consultas: 4ª e 6ª Feiras

Nesta consulta é efectuado o atendimento de doentes com necessidades especiais, nomeadamente com deficiência psico-motora.
As marcações são realizadas directamente no Serviço de Estomatologia do HSM, ou solicitadas via carta pelo familiar representante, ou pela Instituição que tem ao seu cargo essa missão. Só é possível observar em primeira consulta doentes portadores  de um relatório clínico circunstanciado elaborado pelo seu Médico Assistente.
Os doentes a serem submetidos a anestesia geral ou sedação deverão ser acompanhados de alguém que possa assumir a responsabilidade de assinar um consentimento informado.
Uma vez calendarizada, a consulta estará fixada para uma hora determinada. O doente deve comparecer ao serviço com 30 minutos de antecedência para apresentar seu cartão de utente à secretaria, para que o processo possa ser encaminhado ao médico assistente.

Consulta de Estomatologia Pediátrica (Odontopediatria)

Coordenador: Prof. Doutor Ivo Alvares Furtado
Consultas: 5ª e 6ªs Feiras

A Consulta de Estomatologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria, criada em 27/06/1986, constitui uma área específica da vertente clínica e formativa da Estomatologia, vocacionada e dirigida à criança. Proporciona cuidados diferenciados de Saúde Oral a crianças até aos quinze anos, referenciadas para tratamento por patologia oral terciária, doenças sistémicas indutoras de risco médico acrescido, perturbações do desenvolvimento oro-facial, entre outras, com justificação clínica para atendimento no âmbito da Estomatologia de um Centro Hospitalar Universitário.
As marcações são realizadas directamente nos Serviços de Estomatologia do HSM. As requisições para Estomatologia Pediátrica devem ser apresentadas no Serviço, com os respectivos documentos enviados pelo médico requisitante e/ou serviço de triagem.
Só serão aceites para marcação os pedidos de consulta obedecendo às seguintes condições: portador de carta de médico assistente indicando a consulta ou algum dos Médicos da Consulta de Estomatologia Pediátrica, envio de outras Consultas do Serviço, envio da Consulta de Triagem ou de Centros de Saúde ou Serviços com protocolo com a Consulta de Estomatologia Pediátrica do HSM.
Nos casos em que porventura o pedido não esteja de acordo com os critérios de aceitação, o doente será enviado para consulta de triagem.
As consultas serão marcadas nos cartões do utente com acordo de um Médico do Serviço de Estomatologia.
Uma vez calendarizada, a Consulta ficará fixada para uma hora determinada. O doente deve comparecer no Serviço com 30 minutos de antecedência para apresentar o seu cartão de utente à Secretaria, para que o processo possa ser encaminhado ao Médico Assistente.

Consulta de Alto Risco

Coordenador: Dr. Paulo Palmela
Consultas: 5ª e 6ªs Feiras

As marcações são realizadas directamente no Serviço de Estomatologia do HSM. As requisições para a consulta de Alto Risco devem ser apresentadas no serviço, com os respectivos documentos enviados pelo médico requisitante e/ou consulta de triagem.
Só serão aceites para marcação os pedidos de consulta obedecendo às seguintes condições: portador de carta de médico assistente indicando a consulta de Alto Risco, envio de outras consultas do serviço, envio da consulta de triagem, pedidos de outros Serviços do HSM e HPV e pedidos dos Serviços Prisionais do MJ.
Nos casos em que, porventura, o pedido não esteja de acordo com os critérios de aceitação, ou que o doente não se integre medicamente no universo alvo da consulta de Alto Risco, o doente será enviado para consulta de triagem.

Consulta de Endodontia

Coordenador: Dr. João Rebocho Vaz
Consultas: 3ª e 6ªs Feiras

Na Consulta de Endodontia são observados e tratados os doentes com necessidade de tratamento endodontico mecânico ou cirúrgico.
Só são admitidos doentes enviados das restantes Unidades de Especialidade do Serviço de Estomatologia do CHLN

Consulta de Periodontologia

Coordenador: Dr. António Capelo
Consultas: 4ª Feira

As marcações são realizadas directamente no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria. As requisições para Periodontologia devem ser apresentadas no Serviço, com os respectivos documentos enviados pelo médico requisitante e/ou consulta de triagem.
Só serão aceites os pedidos de marcação de consulta obedecendo às seguintes condições: doentes enviados de outras Unidades do Serviço de Estomatologia, indicação expressa do Médico Coordenador da Unidade de Periodontologia. Os doentes enviados de outros serviços ou Centros de Saúde com protocolos de colaboração com o Serviço de Estomatologia necessitam de previamente efectuar uma consulta de triagem.
Uma vez calendarizada, a consulta ficará fixada para uma hora determinada. O doente deve comparecer ao serviço com 15 minutos de antecedência para apresentar seu cartão de utente à secretaria, para que o processo possa ser encaminhado ao médico assistente.
Os intervalos de consulta, são estabelecidos pelos médicos da Unidade, podendo ser alterados de acordo com o tipo de tratamento

Consulta de Prótese Fixa

Coordenador: Dr.ª Sónia Carvalho
Consultas: 3ª e 4ªs Feiras

As marcações são realizadas directamente no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria. As requisições para Prótese Fixa devem ser apresentadas no Serviço, com os respectivos documentos enviados pelo médico requisitante e/ou consulta de triagem.
Só serão aceites os pedidos de marcação de consulta obedecendo às seguintes condições: doentes enviados de outras Unidades do Serviço de Estomatologia, indicação expressa do Médico Coordenador da Unidade de Prótese Fixa ou doentes enviado de outros serviços ou Centros de Saúde com protocolo de colaboração com a Unidade de Prótese fixa. O Hospital de Santa Maria não fornece a totalidade do trabalho laboratorial sendo o doente informado da sua responsabilidade.
Uma vez calendarizada, a consulta ficará fixada para uma hora determinada. O doente deve comparecer ao serviço com 15 minutos de antecedência para apresentar seu cartão de utente à secretaria, para que o processo possa ser encaminhado ao médico assistente.
Os intervalos de consulta, são estabelecidos pelos médicos da Unidade, podendo ser alterados de acordo com o tipo de tratamento.

Consulta de Prótese Removível

Coordenador: Dra. Sónia Carvalho
Consultas: 2ª e 5ªs Feiras

As marcações são realizadas directamente no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria após observação em consulta geral de triagem, de outras Unidades do Serviço de Estomatologia ou de outros Serviços ou Centros de Saúde com protocolo com o CHLN
O Hospital de Santa Maria não fornece a totalidade do trabalho laboratorial sendo o doente informado da sua responsabilidade.
O doente deve comparecer ao serviço 15 minutos antes da hora marcada para apresentar seu cartão de utente à secretaria, para que o processo possa ser encaminhado ao médico assistente.
Os intervalos de consulta, são estabelecidos pelos médicos da Unidade, podendo ser alterados de acordo com o tipo de tratamento.

Consulta de Malformações Cranio faciais

Coordenador: Dr.ª Maria João Alves de Castro
Consultas: 5ª Feira

A Consulta de malformações Crânio Faciais é uma Consulta multidisciplinar que inclui especialistas de Ortodôncia e Ortopedia Dento Facial, Cirurgia Plástica, Pediatria, Terapia da Fala e Genética.
Só são admitidos doentes referenciados pelas consultas dos Serviços de Estomatologia, Cirurgia Plástica e Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Consulta de acompanhamento Doentes Oncológicos

Coordenadores: Drs Paulo Palmela e Mário do Rosário
Consultas: 2ªs Feiras

A Consulta de Doentes Oncológicos é orientada para os doentes com patologia oncológica de localização extra oral e que vão efectuar ou efectuam quimioterapia ou radioterapia.
São admitidos doentes referenciados pelos Serviços do CHLN que efectuem este tipo de tratamentos mediante protocolo preestabelecido.

Consulta de Estomatologia Generalista

Coordenadores: Dr. António Capelo, Dr.ª Fátima Camacho
Médicos : Dr. Mário do Rosário, Dr.ª Fernanda Lança, Dr.ª Adelina Aguiar e Dr. José Júlio Marques
Consultas: de 2ª a 6ª Feiras

As consultas de Estomatologia Generalista funcionam no Serviço de Estomatologia do Hospital de Santa Maria e no Unidade de Estomatologia do Hospital de Pulido Valente. Só são admitidos os Doentes que cumpram os critériso gerais de referenciação para o Serviço de Estomatologia

Consulta de Patologia da Articulação Temporomandibular

Coordenador: Prof. Doutor Francisco Salvado e Silva
Médicos: Dr. David Angelo Serrano
Consultas: 5ªs Feiras

Nesta consulta são tratados doentes com patologia da articulação temporomandibular, nomeadamente dor na ATM e limitação e/ou desvio da abertura da boca.
Só são aceites doentes referenciados pela consulta Geral de Triagem ou Serviços e Centros de Saúde com  protocolo com o Serviço do HSM.
São critérios de referenciação específicos para esta consulta:

  1. Doentes com dor insuportável (VAS >= 7)  na articulação temporomandibular com menos de 1 semana de evolução e limitação da abertura máxima oral, refractária a tratamentos farmacológicos, fisioterapia e  goteiras de relaxamento.
  2. Doentes com dor moderada (VAS 4-7) na articulação temporomandibular com menos de 1 mês de evolução. Com ou sem limitação da abertura máxima oral.
  3. Doentes com dor ligeira nas ATMs e/ou LAMO com mais de 3 meses de evolução, serão observados na consulta de triagem de Estomatologia e se houver indicação serão referenciados à consulta de Disfunção Temporomandibular.

 

Consulta de Medicina Oral do Sono

Coordenador: Prof. Doutor Francisco Salvado e Silva
Médicos: Drª. Adélia Ramazanova.
Colaborador externo: Dr. João Lopes da Fonseca
Consultas: 3ªs Feiras

Nesta consulta são tratados doentes com síndrome de apneia/hipopneia obstrutiva do sono.
Os doentes devem ser portadores, preferencialmente, de polisonografia.

Consultas Multidisciplinares

O Serviço participa também nas Consultas Multidisciplinares de Dor ( Dr. Nuno Santos), de Patologia Oncológica Cervico-Facial ( Dr. Paulo Palmela).

Bloco Operatório

Coordenador: Dr.ª Cecília Caldas

O Serviço de Estomatologia utiliza Bloco Operatório no Hospital de Santa Maria e no Hospital de Pulido Valente.

Internamento

O Serviço de Estomatologia do CHLN interna doentes na Enfermaria do Serviço de Cirurgia Plástica, e dos Serviços do departamento de Cirurgia do Hospital de Santa Maria.

Serviço de Urgência

O Serviço de Estomatologia do CHLN assegura um Serviço de Urgência Estomatológica das 8.00 às 20.00 sete dias por semana.

Galeria

{gallery}estomatologia::::0{/gallery}