Pediatria

Informação Geral


Enfermeira Supervisora

- Célia Rato

Administradora de Área

- Dália Oliveira

Contactos

Direção do Departamento de Pediatria ✉ direcaodepartamentoped@ulssm.min-saude.pt

☏ 217 805 016

Consulta Externa de Pediatria ✉ cepediatria@ulssm.min-saude.pt

☏ 217 805060

Organograma

Organograma

MISSÃO, VISÃO E VALORES



O Departamento de Pediatria do CHULN, integrado num hospital universitário e Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), é um Centro Pediátrico altamente diferenciado, com uma visão integradora da Pediatria atual e dos principais desafios e necessidades de saúde em idade, na tripla vertente da Assistência, do Ensino e da Investigação, em parceria e articulação com as restantes redes de cuidados. Integrando 6 Serviços Clínicos - Pediatria Médica, Cirurgia Pediátrica, Neonatologia, Psiquiatria e Saúde Mental da Criança e do Adolescente, Genética e Cardiologia Pediátrica, - foi acreditado pela Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA/DGS) em 2012 e é referência nacional na prestação de cuidados assistenciais compreensivos, integrados e inovadores de fim de linha (níveis secundário, terciário e quaternário - sub-especialidades) centrados no recém-nascido, lactente, criança e adolescente (até aos 18 anos), de âmbito nacional (zona sul e regiões autónomas) e internacional (resposta aos Países Lusófonos).

As prioridades e estratégias do Departamento de Pediatria centram-se na mais elevada qualidade assistencial e segurança do doente, na formação e experiência high skill das suas equipas multiprofissionais, em consonância com o perfil de um centro de excelência clínica e académica, procurando refletir a evolução do conhecimento técnico-científico e das necessidades das populações.

Neste contexto, dedica particular atenção às necessidades de saúde das crianças/adolescentes vulneráveis, com doença grave/ crónica/ complexa, tal como refletido no seu organograma em todos os setores e estruturas assistenciais, nomeadamente: Internamento, Serviço de Urgência Pediátrica, Unidades de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, Hospital de Dia, Consulta Externa, Unidade de Técnicas de Diagnóstico e Terapêutica, Equipa de Transporte Inter-Hospitalar, Equipa Intra-Hospitalar de Cuidados Paliativos Pediátricos, Unidade de Apoio Móvel Domiciliário.

O Departamento de Pediatria integra os pólos de ECMO pediátrico, Neurotrauma pediátrico e Transplante Renal Pediátrico da Zona Sul do País, diversas redes Europeias de referência e diversos Centros de Referência nacionais - Doenças Hereditárias do Metabolismo, Fibrose Quística, Epilepsia Refratária, Tumores do Sistema Nervoso Central, Coagulopatias Congénitas, Cardiopatias Congénitas, prestando cuidados altamente diferenciados nestas áreas.

Adicionalmente, em estreita articulação com a Clínica Universitária de Pediatria da Faculdade de Medicina de Lisboa (Coordenação: Profª Ana Isabel Lopes), tem a responsabilidade de formar as próximas gerações de profissionais de saúde ao nível da pré-graduação/pós-graduação e da formação contínua (incluindo a formação no âmbito dos Internatos e a realização de Ciclos de Estudos Especiais) e de desenvolver atividade de investigação clínica, epidemiológica e translacional, para melhoria da qualidade de vida das crianças e dos jovens.

O Departamento adiciona ainda a sua expertise à advocacia na defesa dos interesses e necessidades em saúde da crianças/ jovem em todos os contextos e cenários, incluindo a alocação adequada dos respetivos recursos de saúde, como parte de sua missão académica intra e extra-institucional. Organiza anualmente múltiplas iniciativas de natureza científica e formativa, incluindo as Jornadas Anuais do Departamento de Pediatria.

Missão

Ser um grande Centro Pediátrico, líder na Prestação de Cuidados compreensivos e integrados de excelência, no Ensino Pré e Pós-Graduado, centrados na Criança, na Família e na Comunidade e na promoção da saúde e bem-estar da criança/adolescente e respetivas famílias, ao longo do ciclo de vida.

Sob o lema Tratamento certo, no Momento certo, pela Equipa certa, tem como desígnios: Qualidade/Eficácia/Eficiência, refletindo Inovação; Segurança (Zero danos); Acessibilidade (minimização de tempo de espera); Humanização na prestação de cuidados (experiência positiva - “Friendly Department”); Adequada gestão dos recursos (minimização do desperdício).

Visão

  • Prestação de cuidados assistenciais de elevado nível, abrangência e diferenciação (complexidade).
  • Criação de valor para o utente – acessibilidade, qualidade e satisfação.
  • Exigência na formação/especialização de profissionais envolvidos em saúde pediátrica.
  • Investigação clínica inovadora/transformadora em saúde pediátrica no contexto clínico e translacional, no hospital e comunidade.
  • Eficaz advocacia de populações pediátricas vulneráveis, em parceria com a comunidade.
  • Compromisso para uma organização eficiente/transparente e responsável que reconhece o mérito e incentiva o desenvolvimento profissional.

Princípios e Valores

  • Ética Profissional, Humanização, Altruísmo e Não discriminação.
  • Atualização e Inovação (transferência de conhecimento).
  • Multidisciplinaridade e Integração de Cuidados (ao longo do ciclo de vida pediátrico, do hospital à comunidade, da doença à saúde/prevenção).
  • Compromisso de um ethos de melhoria da Qualidade e Segurança do doente.
  • Transparência, Compromisso e Responsabilização dos profissionais e equipas: processos de melhoria contínua, valorizando todas as contribuições e reconhecendo o mérito.