Centro Hospitalar Lisboa Norte

Unidade de Logística e Stocks

Informação Geral

Direção

Responsável: Dr. Nuno Loureiro

Horário

Direcção Logística

08h30 - 13h00
14h00 - 17h30

Atendimento a Fornecedores e Serviços de Acção Médica:

Armazém Central

08h30 – 12h30
14h00 – 16h00

Localização

Piso 1 - edifício “Casa Banca”

Apresentação do Serviço

A ULS é Certificada pela Norma NP EN ISO 9001:2008, pela entidade certificadora, APCER desde 23 de Maio de 2011 (certificado nº 2011/CEP.3929).

O Sistema de Gestão da Qualidade da ULS encontra-se actualmente no 2º ciclo de certificação (2014 a 2017) sendo auditado frequentemente, com o objectivo de obter a conformidade com os requisitos da Norma e a obtenção da melhoria contínua.

Principais competências

Efectuar a gestão previsional de bens consumíveis  necessários às actividades do CHLN, em colaboração com Serviços de Apoio e Serviços de Acção Médica;

Implementar métodos de gestão de stocks necessários para garantir o fornecimento de bens consumíveis aos Serviços da forma economicamente mais vantajosa;

Assegurar a implementação de métodos de registo e controlo de existências em armazéns, assegurando a existência de manuais de procedimentos actualizados;

Instruir ou informar o Serviço de Compras do CHLN para a aquisição de produtos consumíveis necessários à actividade dos Serviços do CHLN;

Assegurar a gestão dos Armazéns afectos ao SLS e supervisionar a gestão dos Armazéns Periféricos (Kanbans) que se encontram afectos aos Serviços de Acção Médica do CHLN;

Avaliar a satisfação do Cliente de modo a desencadear as acções de melhoria visando a excelência dos serviços prestados;

Política da qualidade 

Resumo da Atividade

2015 Reactivação do armazém de imobilizado; Desenvolvimento dos procedimentos de Gestão de Imobilizado e introdução dos mesmos na actividade da ULS 
2014 Encerramento do AC HPV e centralização da actividade logística no AC HSM  Prolongamento da certificação do SGQ
2013 Reconfiguração do Layout do AC HSM Criação do Guia de procedimentos de Consignação CHLN e dos Procedimentos Gerais
2012 Implementação de SAP no CHLN Realização do 1º dia da Logística;
Criação do Regulamento Interno ULS;
Revisão integral do “Manual de Procedimentos Operacionais” e “Manual de Acolhimento”;
Criação do Inquérito online de Satisfação de Clientes
2011 Nomeação do Gestor da Qualidade do Serviço de Logística e Stocks  Certificação obtida por parte da APCER do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
2010 Criação de um circuito de logística inversa Desenvolvimentos no sistema de Gestão avançada de Consignação
2009 Primeira remodelação do armazém central Implementado o Sistema VMI nas práticas logísticas da Gestão de Stocks Criação da equipa de operadores 24H
2008 Formação do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN). A ULS passa a efectuar a gestão do Armazém Central do Hospital Pulido Valente (HPV) Desenvolvimento de um sistema informático próprio que permitisse a gestão de dispositivos de fornecimento a consignação. Gestão Avançada de Consignação (GAC) Uniformização da Aplicação Informática;
Uniformização do Mestre de Artigos;
Uniformização da operação do armazém;
Pedidos totalmente uniformizados;
Uniformização de procedimentos internos;
Uniformização de procedimentos de pedidos
2007 O plano “Racionalização dos processos Logísticos do Hospital de Santa Maria (HSM) é galardoado com o primeiro prémio de Boas Práticas do Sector Público 
2006 Cisão do serviço de aprovisionamento, da qual resultou a criação do Serviço de Logística e Stocks De forma a centralizar todos os artigos armazenados pela Unidade de Logística e Stocks, foi construído um novo Armazém Central (AC), centralizando todos os armazéns num único espaço Todos os procedimentos dentro do AC foram automatizados, sendo que a operação de entrada de artigos passou a ser apoiada por um registo informático com dupla validação.
Alargou-se o horário de funcionamento, melhorou-se e informatizou-se toda a Gestão de Stocks.

 

Organização e Estrutura

 

Indicadores de Desempenho e Generalidades

Legenda : Evolução de referências no CHLN (Stock Keeping Unit)

 

Legenda : Nível de serviço = relação entre a quantidade requisitada e a quantidade fornecida

 

Legenda : RC (requisição de compressas); RA (requisição de abastecimento); RT (requisição tipo); RU (requisição urgente), RVS (requisição de validação superior)

 

Satisfação do Cliente